Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Nasceu a ANADAMBA no exterior.

Publicado por Muana Damba activado 2 Abril 2013, 04:29am

Etiquetas: #Diáspora

 

 

Por Aimé M'vemba*

 

 

 

colonne-2-092.JPG

 

 

30 de Março de 2013, data histórica para Damba. Foi realizado um sonho de levar os mindambas à uma mesa, com um obectivo claro: Criarmos uma estrutura que possa reunir e representar os filhos e amigos desse nosso município querido que é Ndamba.

O parto foi doloroso mas até que em fim, o sucesso foi de louvar. Tivemos pequenas falhas que reconhecemos em diversos ângulos. Mas, os erros do passado devem servir-nos para prepararmos os êxitos do fututro, pois o erro é humano.

Não obstante as dificuldades que encontramos, criamos uma estrutura que vai recensear e reunir todos mindambas dispersos em vários países do mundo, convista a incentivar o regresso e investir na terra de onde somos originários. Tratar assuntos de interesse comum, referentes ao nosso querido município, Damba, na província do Uíge.

 

Já no nosso primeiro encontro, que realizou-se  em Leverkusen, na periferia da cidade de Colônia, na Alemanha Federal, pudemos registar a adesão de 45 membros vindos de diferentes horizontes, situado em muitos paises como a Áustria, a Suiça, Inglaterra, paises Baixos, Bélgica, tc. Tudo passou-se bem e todos manifestarm a vontade de ver evoluir a nossa ANADAMBA.


Brasão da Damba ( não oficial )

 

 

O que importa não é só a quantia, mas sim a qualidade dos membros. Houve muitas dúvidas no início, mas foram dissipados ao longo da evolução do debate durante a nossa reunião.

 

Foi eleito um comité dirigente que vai se meter ao trabalho logo depois dos feriados de Páscoa, para elaboraçâo de estatutos, dos regulamentos da ordem interna e as demarches necessárias para o reconhecimento da ANADAMBA pela parte das autoridades civis.

 

Desejo uma longa vida e um futuro próximo à ANADAMBA

(*)  Vice-Presidente da Associação dos Naturais e Amigos da Damba no exterior.

 

 


Archivos

Ultimos Posts