Por Walter Gomes

O governador Paulo Pombolo disse à imprensa que os meios distribuídos a 13 médicos vão servir para facilitar as deslocações para os locais de cumprimento das suas espinhosas missões de salvar vidas humanas. O médico epidemiologista que assegura o atendimento dos pacientes no hospital sanatório do Uíge, Carlos de Sousa Alberto, enalteceu o gesto do Governo Provincial em apoiar os médicos com viaturas. “Estamos bastante surpreendidos e contentes. Esperamos que esta iniciativa seja extensiva a outros apoios no sector da Saúde, sobretudo no reforço de meios técnicos nas diversas unidades sanitárias da província, melhoria das condições de acomodação dos médicos e outros bens que visam garantir o melhor funcionamento das unidades sanitárias”, reforçou Diassona Paulo Didier, especialista em Medicina Geral.
Obras no hospital Durante a permanência de algumas horas no hospital, o governador avaliou os trabalhos de reabilitação e ampliação que decorrem naquela unidade de saúde, tendo percorrido demoradamente as áreas da maternidade, lavandaria, dos novos blocos operatórios em construção, as obras de requalificação da casa mortuária, pediatria, banco de urgência para adultos, cirurgia, ortopedia e outros compartimentos. Paulo Pombolo recebeu explicações detalhadas sobre o andamento das obras e o funcionamento das diversas áreas, assim como as dificuldades que os técnicos enfrentam no exercício das suas actividades. “Durante a nossa visita passámos por vários compartimentos e vimos que os trabalhos estão a avançar positivamente. Mas precisamos de imprimir uma certa dinâmica para acelerarmos os trabalhos. Temos a plena certeza de que ainda este ano o empreiteiro vai entregar-nos a obra concluída e devidamente apetrechada”, afiançou.
O governador encorajou os funcionários do hospital no sentido de continuarem a trabalhar com bastante profissionalismo e garantir o aumento gradual da qualidade dos serviços prestados à população. “Podemos afirmar que em relação à visita anterior constatámos que há progressos na melhoria dos serviços de saúde no hospital, graças à comissão de gestão criada recentemente. Mas a participação e colaboração activa dos médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde também devem ser colocadas em conta”, referiu. Paulo Pombolo garantiu que o hospital vai ser apetrechado com equipamentos de última geração, para permitir o funcionamento adequado da instituição. Disse que no contrato assinado entre o governo e a empresa encarregada da execução dos trabalhos consta também o apetrechamento total das instalações. “Temos a plena certeza de que na devida altura temos tudo em pleno funcionamento, transformando a unidade num hospital de qualidade e referência aceitável, oferecendo melhores serviços de saúde à população”, concluiu.
J.A