Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Kicanga repete proeza de Manuel Gomes na disputa de cinturão mundial no país

Publicado por Muana Damba activado 30 Marzo 2012, 14:35pm

Etiquetas: #Notícias do país

 


Luanda – À semelhança de Manuel Gomes, antigo campeão da Transcontinental World Boxing Association (TWBA), em 2007, o angolano Tony Kicanga defende sábado, no Pavilhão da Cidadela, em Luanda, pela segunda vez, o título mundial da modalidade no país.      
Apesar de serem categorias diferentes, os cinturões assemelham-se na medida em que são de dois compatriotas e de enfrentarem adversários romenos. Para a peleja do detentor do título da Universal Boxing Conseil (UBC), pesos médios (79kgs), Kicanga defronta o aspirante Adrian Cerneaga, em 12 rounds.               
Já no passado, Manuel Gomes havia derrotado, por pontos, na capital do país, o também romeno Rodan Condurage, na defesa do título, versão TWBA, dos 58 kgs. Com trajectórias quase similares feitas dentro e fora do país, principalmente em Portugal e Espanha, embora Manuel Gomes praticamente já fora do activo, os dois pugilistas são os expoentes da especialidade em Angola.     
Percurso dos dois campeões mundiais:  
Manuel Gomes, 40 anos, é natural de Waku Kungo, Kwanza Sul, e começou a carreira desportiva como pugilista amador no Grupo Desportivo e Recreativo da Cela na década de 80.
Em 1983, transferiu-se para o Interclube, onde conquistou 19 campeonatos nacionais de seniores dos 48 kgs, 51, 54 e 57 kgs. Além de campeão nacional, arrebatou títulos em torneios internacionais de boxe amador em Portugal, Cuba, Checoslováquia, Polónia e Itália.
Em 1988, estreou-se nos Jogos Olímpicos de Seoul, na Coreia do Sul. No mesmo ano, fez a estreia no boxe profissional na versão da Associação Mundial de Boxe da Transcontinental.
Como profissional, conquistou três mundiais nos super-pluma, galo e pluma na versão da Associação Mundial de Boxe da Transcontinental.
Por sua vez, Kicanga, 39 anos, natural de Luanda, reside em Portugal desde 1990 e representou vários clubes locais, como Algés, Boavista e o FC Porto, depois de ter passado pelos Dínamos da capital angolana. Actualmente representa o Health Clube de Lisboa.
No currículo, tem títulos de campeão nacional angolano, em 1989, e português, de 1993, 1994 e 1995. Foi finalista do mundial hispano em 1996, conquistou a medalha de bronze nos Jogos Africanos em 1995, no Zimbabwe, e ouro em 1999, em Joanesburgo. Como pugilista profissional, ostenta 12 títulos da versão da Associação Mundial de Boxe da Transcontinental (TWBA).
Na rica trajectória, Kicanga conta 77 combates como amador, dos quais 45 vitórias em KO.
Como profissional, em 40 combates com destaque para 20 em KO. Defendeu quatro vezes o título da TWBA, com êxito, foi eleito atleta do ano em Angola em 2002, terceiro atleta do ano em África e está entre os melhores pugilistas do mundo. Ainda em Setembro de 2010 conquistou o título da Federação Internacional de Boxe (IBF).
O angolano arrebatou o título apenas em Junho de 2011, depois de duas tentativas consecutivas falhadas, em 2008 e 2009, frente ao polaco Kostic e ao dinamarquês Andrei Zaahs, respectivamente. Ostenta o título da UBC desde 26 de Junho de 2011, altura em que venceu o também romeno Eugen Stan, no Teatro Sá da Bandeira, em Portugal.
Angop

Archivos

Ultimos Posts