Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Início do ensino secundário na Damba.

Publicado por Muana Damba activado 24 Septiembre 2011, 01:09am

Etiquetas: #Coisas e gentes da Damba

 

 

Como já referimos, muitos alunos dambianos regressados do ex-Zaire, já tinham terminado o ensino primário, alguns frenquêntavam o ensino secundário, outros concluiram ciclo humanitário do ensino congolês, equivalente ao actual ensino médio angolano. Havia mesmo universitários, entre outros, João Kubaya. Nos caos que se viveu no periódo da transição, não se organizou a recepção destes quadros ou não sabiam como fazer, visto que muitos regressados dambianos tinham a qualificação académica elevada em relação a muitos funcionários do Concelho da administração, em transição política. Como não havia o ensino secundário na Damba, sob pretexto que não sabiam falar a língua portuguesa, muitos alunos foram injustamente colocados em classes inferiores em relação ao nível que possuiam!

 

72420 120150391377656 100001480863740 137710 2210902 n

Enquanto que os professores da escola primária, sob direcção do professor Menga Waku, num esforço sobre humano tentaram de organizar os alunos que chegavam diàriamente, em centenas, à Damba. João Kubaya, terá a iniciativa de regrupar os alunos que tinha a frenquência do ensino secundário, de todas classes, dividindo-los em duas salas de aulas, sendo ele e o Sr Moniz Mbunga Dialamikwa do Kinsakala (salvo erro) como professores. Com a vitórias do MPLA na Damba, em Janeiro de 1976, logo nos primeiros meses, os quadros da Damba, começam a deixar Damba em direcção a capital do país, encorajados pelo André Dialamikwa, que era naquele tempo,o todo primerio Director do Porto de Luanda, em visita à Damba. O próprio João Kubaya foi recrutado pelo Ministério do Comércio Externo, como director do intercámbio internacional, abandonando os seus alunos a outros professores, que continuaram leccionar sem se preocupar do nível académico dos alunos até no ano lectivo 1977/78, ano que foi criado o ensino secundário na Damba, vulgo ensino de Base do segundo nível.

 

Os alunos que terminavam o ensino primário, eram obrigados a continuar os estudos secundários em outras cidades, como Uíge, Negage, Ndalatando, Malange e sobretudo Luanda. Muitos outros deixavam simplesmente de estudar, como se a quarta classe  fosse o fim de estudos. Foi a razão principal da fundação da Escola secundária na Damba.

 

O Ensino de Base do II nível, toma possessão do edifício pricinpal da antiga Escola primária da Missão Católica da Damba ( imagem em baixo), enquanto que os edifícios que serviam de oficinas, garagens e imprimaria da Missão, foram nacionalizadas e transformadas em salas de aulas e três salas de aulas no conventos das madres da Missão, serviram da escola primária.

Escola dos Padres Damba

Depois do ensino secundário na Damba tomar forma, vimos os alunos vindos dos Buengas, Sanza Pombo, Macocola, estudar na Damba, no já referido ano lectivo.

 

Com a presença dos professores cubanos e de alguns professores da Damba, que se reuniu as condições para criar o II° nível secundário na Damba.

 

Os primeiros professores foram António Mpanzu de Kinkosi, Marcelo Landu, Domingos Simão de Luzuanda, Sayo do bairro Ngola Nova, Kavita Waku do Nsoso, Nicolau (director) do Kinteka, para além dos cubanos. Um ano depois os professores, Pepé, Diviser, Salai, Afonso Monga (na imagem em cima), etc, reforçaram o corpo docente do ensino secundário.

 

 

 

                                                                                                 Muana Damba.

 


 


Archivos

Ultimos Posts