Uíge - O Hospital Municipal da Damba, província do Uíge, necessita de pelo menos três novos médicos especializados nas áreas de oftalmologia, ortopedia e laboratório de análises clínicas, com vista a assegurar um melhor atendimento aos doentes.
A informação foi avançada à Angop hoje, terça-feira, pelo chefe da Repartição
Municipal de Saúde na Damba, Lumueno Filipe, salientando
serem também necessários 35 novos enfermeiros entre técnicos médios e básicos, bem como parteiras tradicionais.
Lumueno Filipe referiu que actualmente o sector de saúde a nível do município está assegurado
por 63 enfermeiros na sua maioria
técnicos médios de saúde e três médicos especializados em cirurgia, medicina geral e pediatria, numero que não tem sido suficiente tendo em conta a demanda dos doentes que afluem nas
unidades sanitárias da
circuinscrição.
"A nossa intenção é de colocar um médico em cada comuna tendo em conta a distância que separa as mesmas da sede do município e três ou mais enfermeiros em cada posto de saúde, visto que actualmente trabalhamos com um enfermeiro em cada posto de saúde, o que tem vindo a motivar enchentes nas unidades sanitárias e o excesso de trabalho aos técnicos", realçou.
Segundo o técnico, desde o alcance da paz efectiva e reconciliação nacional no país, o município da Damba já beneficiou de um hospital municipal de referencia com serviços de saúde de alta qualidade, 14 postos de saúde.
O técnico defendeu também a necessidade de construção de residências para os enfermeiros e médicos, facto que facilitou o atendimento a população que anteriormente percorrem centenas de quilómetros para alcançar os serviços de saúde.
"Todas infra-estruturas sanitárias existentes no município da Damba, foram construídas no âmbito dos programas de Investimentos Públicos, Desenvolvimento Rural e Combate à fome e à pobreza, bem como o de Municipalização dos serviços de saúde", afirmou.
Lumueno Filipe avançou que apesar da melhoria já alcançada no sector, a Repartição Municipal em colaboração com a Administração Municipal, está cada vez mais apostada no alargamento e aproximação dos serviços de saúde nas comunidades.
Face a esse desiderato, realçou, está em curso a construção de quatro novos postos de saúde e a reabilitação dos outros nas comunas de Nkusso Mpete, Lemboa e nas localidades de Quimbunga Pedro, Madimba e Mbemba Cazumbi.
Segundo ele, o objectivo é melhorar e encurtar a distância que a população tem vindo a percorrer para encontrar os serviços de saúde, visto que o município possui localidades muito longínquas sobretudo as comunas da Lemboa, Nkusso Mpete e outros sectores e regedorias.
O municipio da Damba está situado a 197 quilómetros norte da cidade do Uíge, com uma extensão geografica de 17. 920 quilómetros quadrados. Tem como limites administrativos, a norte com o municipio de Maquela do Zombo, Cuimba (provincia do Zaire), a leste com os municípios dos Buengas e Sanza Pombo, a sul com Bungo e a oeste com o municipio de Bembe.
Angop