Hospital Municipal da Damba
A preocupação foi manifestada hoje à Angop pelo director do referido hospital, Paolo Parindeli, adiantando que a construção de um bloco operatório vai colmatar a carência neste sentido.
O hospital municipal da Damba, adiantou, recebe diariamente muitos doentes oriundos de diferentes municípios da província e pontos do país, sobretudo as mulheres com problemas de fístula obstétrica.
Como disse, a instituição sanitária presta serviços de medicina geral, pediatria, maternidade, análises clínicas, raio X, ecografia e outros, proporcionando ainda aos pacientes três refeições diárias e todos os serviços são gratuitos.
Revelou que em 2013 o hospital municipal de Damba tratou 160 doentes com diabetes, 284 mulheres com problemas de fístulas, ao passo que em 2012 a unidade hospitalar de referência atendeu 124 outras mulheres com a mesma doença.
O hospital municipal da Damba é o único a nível do país que trata os casos de fístula obstétrica.
Localizado a 197 quilómetros a norte da cidade do Uíge, o município da Damba tem uma extensão geográfica de 17 mil e 920 quilómetros quadrados e uma população estimada em 175 mil habitantes distribuídos em 312 povoações.
Angop