Uíge - O governador provincial do Uíge, Paulo Pombolo, garantiu nesta, quinta-feira, na vila do Beu, município de Maquela do Zombo, a melhoria de condições de vida da população da comuna, que dista 385 quilómetros da cidade do Uíge.
Paulo Pombolo deu essa garantia quando falava no acto que marcou as comemorações do dia da paz a nivel da provincia. O governante referiu que essa melhoria começou com a reabilitção da estrada que liga a sede do municipio de Maquela do Zombo à comuna do Beu, cujos 50 dos 70 quilometros do percurso estão completamente terraplanados.
"A primeira coisa que o governo está a fazer é a reabilitação da estrada Maquela do Zombo/Beu, para que a população possa circular de forma livre", garantiu Paulo Pombolo.
Para o governante, a melhoria que o executivo pretende passa pela construção da administração comunal, sistema de captação e tratamento de água potável, um centro de saúde, uma escola de II nivel, um mercado rural e outro posto de saúde na localidade de Kidia, a 20 quilometros da vila de Beu, cuja primeira pedra para a construção dessas infra-estruturas sociais foi lançada quinta-feira pelo goverdanador, Paulo Pombolo.
"Vamos construir um centro de saúde aqui na vila do Beu para que as nossas mamãs com dores de parto não percorram mais longas distâncias a procura desses serviços", disse.
Paulo Pombolo recordou que tudo está a ser feito graças a paz que o país alcançou há 11 anos com assinatura dos acordos de paz de Luena." Por isso a sua preservação deve constituir uma obrigação de todos os angolanos".
Na sua optica, é imperioso que cada angolano trabalhe na preservação da paz, seja qual for a sua camisola partidária, porque graças a ela estamos a circular livremente, as nossas crianças estão a estudar sem sobressaltos e só com a paz o país vai se desenvolver.
Apelou à juventude a aproveitar a paz, estudando para que a manhã sejam quadros do país.
A comuna do Beu, com 58 mil habitantes, não recebe visita de um governador provincial desde 1981. O percurso Maquela do Zombo/Beu é de 75 quilometros, tendo ao longo do mesmo 21 rios que em certa medida, alám da degradação da estrada, dificultava a circulação de pessoas e mercadorias.
Angop