Por Mário Cohen

Exposição de escultura de Mpambukidi Nlunfidi saúda dia da fundação da cidade de Luanda
Fotografia: Paulino Damião
Uma exposição de escultura denominado “Quem não tem Cão caça com Gato”, da autoria de Mpambukidi Nlunfidi, está patente desde terça-feira no hall do Governo Provincial de Luanda, no âmbito das festividades dos 435 anos da cidade.
Inaugurada pelo governador José Maria dos Santos, a exposição tem 35 esculturas de Mpambukidi Nlundifi, que espelham os vários aspectos da vida quotidiana dos luandenses.
Questionado sobre o título da exposição, o autor justificou que “os luandenses sabem desdobrar-se das várias situações que vão surgindo na vida. Há situações em que o gás acaba e são obrigados a
recorrer à lenha ou carvão para fazer a sua refeição por isso denominei a exposição “Quem não tem Cão caça com Gato”.
Em declarações ao Jornal de Angola, o escultor garantiu que há desenvolvimento nas belas artes em Angola, sobretudo na qualidade dos trabalhos que são expostos ultimamente, em relação aos anos
anteriores.
“É preciso criar mais galerias e lugares onde os artistas plásticos possam expor os seus trabalhos”, disse o escultor.
Quanto à nova geração de artistas plásticos, Mpambukidi Nlunfidi encoraja os jovens artistas a investigarem mais para melhorarem os seus trabalhos tecnicamente, ao mesmo tempo que aconselha a
associarem-se aos artistas consagrados para colherem experiências com vista a ajudarem a desenvolver as artes plásticas angolanas.
Mpambukidi Nlunfidi disse que está a preparar para o mês de Março a realização de outra exposição individual, em alusão ao Dia Internacional da Mulher Africana.
O escultor já realizou várias exposições individuais no país e no estrangeiro com destaque para os Estados Unidos da América, França, África do Sul, Gabão, Botswana, Namíbia e Congo Brazzaville.
Mpambukidi Nlunfidi nasceu a 31 de Dezembro 1957, no município de Maquela do Zombo, na província do Uíge. A sua última exposição individual foi realizada há cinco anos. Membro da União
Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP), o escultor venceu em 1994, no Congo Brazzaville, o Prémio União Europeia, na quinta Bienal do Centro Internacional de Civilizações Bantu (Ciciba).
J.A