Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Bispo católico recomenda oração insistente e prudência aos seminaristas

Publicado por Muana Damba activado 15 Diciembre 2013, 07:46am

Etiquetas: #Notícias do Uíge

 

indexmk.jpg

                                                Bispo do Uíge, Dom Emílio Sumbelelo

Uíge - A necessidade de oração insistente e muita prudência durante o período de férias foi recomendada neste domingo aos seminaristas pelo Bispo da diocese do Uíge, Dom Emílio Sumbelelo, durante a missa que marcou o encerramento do ano lectivo do Seminário Maior de S. Paulo/Uíge.

Na sua homilia, o prelado insistiu na oração como arma contra a tentação durante o período que considerou também como de formação, enquanto permanecerem nas suas áreas de origem.


“Sejais como luz nas comunidades onde estiverdes em férias, tanto nas paróquias como na família. Ajudais os párocos na catequese e apostolado para que continueis a ser os evangelizadores de Jesus em todo o tempo”, recomendou.


Dom Emílio lembrou que Jesus Cristo como Divino Mestre do Seminário, ao chamar cada um, não se baseou nas qualidades exteriores, nem tão pouco na proveniência de cada um, mas pela motivação do fundo do coração de cada chamado.


Por sua vez, o reitor do Seminário, padre Pina Artur, anunciou durante a missa que sete seminaristas finalizaram o curso de Filosofia para prosseguirem os seus estudos de Teologia no Seminário Maior “Sagrado Coração de Jesus”, em Luanda.


Segundo o padre, durante o ano lectivo findo, 116 seminaristas foram matriculados no I ao III anos de Propedêutico e Filosofia, dos quais 102 aprovaram, 12 desistiram e dois reprovaram.


Do número acima referenciado, esclareceu, 57 pertencem à diocese do Uíge, 40 de Caxito, quatro de Ndalatando, seis do Sumbe e nove do Dundo.


O grupo dos seminaristas finalistas agradeceu, no termo da eucaristia, a todos quantos contribuíram na presente  etapa da sua formação e pediram orações para que possam atingir a meta preconizada pelo Senhor que é a realização da vontade de Deus.


Participaram da missa de encerramento, para além de sacerdotes, religiosas de diversas congregações, familiares e benfeitores, membros do Movimento de Evangelização Fundamental da Arquidioceses de Luanda e das dioceses de Caxito e Viana que se deslocaram ao Uíge para o Natal antecipado com os seminaristas.

 

 

                                                                                                Angop

 

 

 

Archivos

Ultimos Posts