Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Banda Beat divulga o país em festivais na Alemanha

Publicado por Muana Damba activado 12 Octubre 2012, 18:50pm

Etiquetas: #Diáspora

 

 

Por Mário Cohen

 

 

A banda musical Beat, do cantor angolano Bengui, sedeada na Alemanha, tem, segundo o artista, ajudado a valorizar e difundir a cultura nacional naquele país europeu, através de diversas actividades artísticas.
O líder da banda explicou ao Jornal de Angola que, além de cantar temas compostos pelo grupo, têm interpretado temas de alguns músicos angolanos consagrados, como Teta Lando e Samangwana nos seus espectáculos. “É também uma forma de divulgarmos a cultura angolana, mostrando a riqueza e a diversidade das artes nacionais”, adiantou.


Bengui destacou que nas suas actuações têm privilegiado temas que falem do actual momento de reconstrução do país e das tradições culturais angolanas.


“No princípio, foi difícil criar a banda porque, na altura, tínhamos poucos músicos angolanos a residir na Alemanha que conseguissem tocar instrumentos. Para não desistir, criamos uma banda com elementos oriundos da Nigéria, Togo, Itália e Alemanha. Hoje, a banda conseguiu ter um espaço no mercado musical alemão e tem recebido, regularmente, convites para actuar em espectáculos”, disse.

"Kukiele"


"Kukiele", expressão kikongo, que em português significa “O dia nasceu”, é o título do segundo disco de Bengui, a ser apresentado em Junho do próximo ano, na Praça da Independência, em Luanda.


O disco traz inúmeras inovações no campo acústico, rítmico e da composição, em relação ao seu anterior disco. Acrescentou que “Kukiele” é 50 por cento cantado, com ritmos de Angola, como o semba.


De acordo com o músico, o disco tem 12 faixas e conta com a participação de cantores angolanos, cujos nomes não revelou. O CD “Kukiele” vai ser masterizado e editado na Alemanha.

 

 

                                                                                                            J.A

 


Archivos

Ultimos Posts