Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Bairro Kinzenze nunca será esquecido

Publicado por Muana Damba activado 11 Mayo 2012, 14:48pm

Etiquetas: #Coisas e gentes da Damba

 

Por Daniel Zola "Dyniux"

 

 

kuit

 

 

 

Em reação do artigo João Miguel Nzenguele, F.C Namputu e Bairro Manga. O nosso mpangi, o muanandamba Miguel Zangilo dito Wayne, escreveu-nos o seguinte:


"Caro Daniel Zola "Dynuix", gostei  do seu artigo a propósito da Damba, principalmente em 1976 depois da independência, houve uma forma de vida que os velhos Nzengele e outros criaram para fazer viver o centro da Damba, mas uma coisa, esquecestes mencionar os do bairro Kinzenze , os jovens famosos como Nsimuntu - Sodom, Mavos, Vieux Mbambi, Ngunza, Wayne, etc


Além disso não citastes o nome do jogador goleador do FC Mundial , o meu primo Wedo do Kinzenze, o fenómeno tipo Messi da Damba naquele Tempo.


A não fazer referência aos  comerciantes do mesmo bairro como o velho Ngwabi, pai de Mavos e Nsimuntu; velho Kolokozi, pai de Robot e Samy, Velho Nkanu , etc.


Para Damba havemos de voltar... os nossos Batuques, as nossas faras, as colhetas do café, a nossa Escola  da Missão Catolica da Damba, a nossa Praia ( Kinzenze), os nossos concertos de batuque no Club...havemos de voltar."

 

Kizenze vista da Misão                Bairro Kinzenze, vista apartir da Missão católica da Damba. (imagem de Ge-Tungo)



Para responder, agradeço-te imensamente por ter gostado o artigo, as críticas dos nossos queridos leitores são a nossa força e a motivação, sem elas, nós os redatores deste portal, nada podemos fazer.

 

Na verdade tens razão de afirmar que falámos dos outros e esquecemos os restantes. Não esquecemos de ninguém, hoje falámos de bairro Manga e do velho Nzengele, porque o site da Damba está honrar a memória de um dos filhos da Damba, na ocasião do 14° aniversário do seu  falecimento , não obstante de citarmos outros nomes que não eram morradores do mesmo bairro.

 

O nosso desejo é de escrever os factos que se desenrolaram na Damba, com a finalidade de restaurar a sua história. Tudo que diz respeito da Damba e da contribuição dos seus filhos, em todos aspectos, qualquer que seja a raça, a religião, a origem, o nível da educação, é digno de ser narrado aqui. Tudo que corresponde a Damba, desde que haja dados concretos, será editado aqui, estámos a referir da Damba, de Nsoso a Nkusu Mpete, de N'kamatambu a Wandu (Lêmboa), não esquecendo da sede do municícpio.

 

E jogadores como fenómeno  Wedo, Dário, Emma (Kakoko), Zeus, Caetano - Cais, o capitâo do FC Mundial, são figuras que marcaram o futebol no nosso município, os seus nomes estão escritos em letras de ouro na Damba. A lista é  longa, conforme expliquei-lhe no inicio que cada coisa com o seu tempo, ainda não acabamos de falar sobre a Damba, talvêz, amanhã falaremos de bairro Kinzenze, Nsala-Mbongui, Kinteka, Luzuanda etc...

 

Esquecer também os Jogadores de Elima como Robot o grande goleador de todo tempo, Ngunza (Mfunia Nkoba) infelizmente já falecido, o Samy (Mbrio), o Nsimuntu (sodome) e o seu irmão Mankenda (Mavos), eles que foram os meus colegas desta modalidade, seria então um erro imperdóavel.

 

Para terminar, gostaria de lhe salientar que: o site de muanadamba, está aberto a todos mindambas de todas localidades. Vamos falar dos nossos sobas, das nossas aldeias, dos nossos rios, dos nossos mabacha (fazendas), etc... é o objectivo que este blog foi criado.

 

 

 

 


Archivos

Ultimos Posts