Uige - Noventa pequenos agricultores do Municípiodo Negage, provincia do Uige, foram capacitados em matéria da agronomia para melhor desenvolverem a agricultura de subsistência familiar, assim como a criação de premissas económicas.
A acção formativa que durou dois dias foi orientada por formadores oriundos de Israel em efectivo serviço no projecto agricultiva, criado desde 2011 no Município de Negage.
Daniel KAIT, um dos formadores em matéria de agronomia, disse que o projecto agricultiva vai ajudar os pequenos e médios agricultores da
região a encontrar facilidades no tratamento dos solos, criação de animais incluindo aves, e a tirar da terra o melhor proveito.
Durante dois dias, frisou, os agricultores foram capacitados em matéria ligada ao cultivo em campo aberto, estufa, exigências de culturas, os factores que afectam as culturas, fotossíntese, preparação do solo e rastreamento .
Na acção formativa em que participaram também autoridades tradicionais, membros da administração local, os participantes foram ainda levados à prática da matéria aprendida e manifestaram-se satisfeitos com as demonstrações vistas.
Daniel Kait revelou que o projecto agricultiva pretende demonstrar à população angolana sobre a importância da agricultura para que no futuro se possa assegurar com alimentos necessários e melhor combater a fome e a miséria no seio das famílias.
Angop