Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


A sociedade tradicional da Damba

Publicado por Mbunga Mananga activado 3 Mayo 2009, 05:00am

Etiquetas: #Usos e costumes da Damba

 

Como são todos bakongos, a sociedade dambiana é matriacal, a base é kanda.


Kanda por sua vez é constituida por Vumu que é conjunto de mais de uma família que tem a mesma antepassada (Nkanka a Nkento). O descedente idoso (se for lúcido) é automàticamente o chefe deste vumu que se chama, Nkazi a kanda, tem poder judicial considerável sobre o seus sobrenhos, onde os pais jogam um papel de um simples conselheiro.

Todos Vumus com a mesma origem matriacal se contituem em Kanda,c ujo o chefe é M'fumu a Kanda. Éle é eleito entre os Nkazi a Nkanda e  durante a sua vida, não é substituido, até a sua morte. Ele reina em kanda, mas não governa. Se houver um problema grave, cabe ao mfumu a kanda de convocar uma assembleia de Nkazi a kanda, para encontrar solução, depois de longas deliberações e palabras(kinzonzi). É assim que o clan (kanda em kikongo) é dirigido na Damba.

Os Kandas têm denominações, os mais citados na sede do muinicípio são: Kinzinga, Kimuanza a Mbunga, Kimbenza a Nsamba, Kimfulu a Tunga, Kimayamba, Kilau, Kimataya ma Mbunga, Kimbunga Mananga, Kikanzi, Kimpanzu, Kinzamba, Kinlaza, kiwonde, Kindona, entre outros. São aliados uns com os outros, resolvem os problemas pacìificamente, talvês que por esta razão nunca houve conflito clánico na Damba


 
                                                                                                                   Muana Damba

Archivos

Ultimos Posts