Overblog Seguir este blog
Edit post Administration Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


A origem do nome de makela do Zombo segundo a tradiçâo oral

Publicado por Muana Damba activado 25 Diciembre 2016, 19:16pm

Soba do Zombo em 1908

Soba do Zombo em 1908

 

Por Joâo Niongo Ngombo Kina

 

Você sabia que Makela Do Zombo Significa, Armas Do Soba Nazombo ? Pois é, para tal é preciso conhecer a origem histórica do nome e do personagem que marcou esta região nortenha de Angola na província do Uíge, junto com as entidades Portuguesas na era colonial.

Segundo a tradição oral, o soberano Zombo era possuidor de poder e valores éticos e étnico-tradicionais incontestáveis na sua área de jurisdição e além. Soberano militarizado por razões do seu povo soubesse fábricar armas.

Relatam que aos portugueses valeu-lhes muito sangue para a vassalagem com este soberano.

Por motivo de empatar o negocio na sua área de jurisdição, o Soba # Nazombo aceitara a vassalagem com os portugueses que vinham para o interior a procura de produtos cafreais da região mas não aceitou a sua transferência, ir instalar-se por cima da colina ravinosa, montanhas desérticas que não favoreciam ao seu povo a agricultura e a caça mas obrigado a abandonar o seu Habitat plurissecular vindo se instalar a margem do rio # Nzadi com o seu povo ao longo da estrada. Daí, o Soba incentiva os seus súbditos Sobetas a aderirem a vassalagem tais como os Sobas # Nabokolo em # Kibokolo, soba # Sakandika na região com o mesmo nome, os Sobas da região do # Kwilo (KUILO FUTA) # Beu , # Pombo , # Mbata até Sobas fora da sua área de jurisdição.

Alguns destes acusaram-no de corrupto e traidor por ter deixado o território que ele governava seja atravessado pelos comerciantes portugueses afim de negócio. Algumas fontes orais afirmam que na região existe capim denso, archote verde que os nativos emergiam no fogo às horas nocturnas para amedrontar os portugueses recém-chegados, instalados nesta região, faziam-no rebentar por cima dos paus e pedras grossas, emitindo assim um som estrondoso como se fosse arma de fogo, daí, os portugueses perguntavam : “A que se deve esse barulho?”

E os nativos por sua vez respondiam : “Mangundo Makela”. Rapidamente, era esta a resposta que literalmente significa estrondo das armas. Atendendo ao acordo de vassalagem, os portugueses acabaram por denominar a esta soberana região por # Makela_Do_Zombo (armas do soba Nazombo). DSalientar que segundo Sabactani : AZombo é também a designação de membros de um dos grupos étnolinguísticos do antigo Reino Do kongo. Estão localizados na região nordeste do antigo Reino. De: Mar Negro Moufty

 

Archivos

Ultimos Posts