Overblog Seguir este blog
Edit post Administration Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Ravinas ameaçam obstruir circulação entre Damba/Maquela do Zombo

Publicado por Muana Damba activado 17 Noviembre 2016, 04:21am

Ravinas ameaçam obstruir circulação entre Damba/Maquela do Zombo

 

Uíge Três ravinas em progressão na estrada nacional número 190, nas imediações dos bairros de 14 de Abril e Mbanza Kinzau, no município da Damba, ameaçam cortar a circulação entre as circunscrições de Damba e Maquela do Zombo.

Uma nota da administração da Damba distribuída hoje, à Angop, indica que uma das erosões de grande dimensão já roeu uma das faixas, saindo do município de Maquela do Zombo em direcção à Damba, estando às viaturas a utilizarem uma única faixa.

Segundo a nota, a ravina entre os bairros Mbemba e Diumba, que dista a nove quilómetros a norte da vila da Damba, tem nove metros de largura e 17 de profundidade, enquanto uma outra maior afectando a drenagem e o pavimento da referida estrada tem 15 metros de largura e 28 outros de profundidade, estando situada a 13 quilómetros da sede da circunscrição.   

“No troço entre Nsosso e Bungo da mesma via rodoviária, nas imediações da povoação Cassassa outra ravina já danificou os lancis da vala de drenagem com uma profundidade de quatro metros, 8.5 metros de largura, numa extensão de 18 metros de comprimento”, refere a mesma fonte.

Esclarece igualmente que na comuna de Nkama Ntambu, há três ravinas,  na povoação de Nzanza Matadi, a 60 metros da sede da comuna e outra no morro do Kibya.       

Entretanto,  em declarações hoje, quarta-feira à Angop, o automobilista Manuel Salazaku, que faz sempre o percurso Uíge/Maquela do Zombo, disse que com a intensificação da chuva na região caso não se tomar medidas para estancar as mesmas ravinas, a estrada vai cortar.

Avançou constituir um perigo, acrescentando que a ravina que está situada entre as povoações de Mbemba e Diumba,  um dia poderá provocar acidente tendo em conta a sua localização, está numa curva muito perigosa.

 

Via Angop

Archivos

Ultimos Posts