Overblog Seguir este blog
Edit post Administration Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Militantes da FNLA actualizam dados

Publicado por Muana Damba activado 8 Septiembre 2016, 22:28pm

Etiquetas: #Notícias do país

Militantes da FNLA actualizam dados

O presidente da Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA), Lucas Ngonda, apelou ontem, em Luanda, a todos os angolanos e aos militantes do partido, em particular, para actualizarem os seus dados nos postos de registo eleitoral para poderem participar nas próximas eleições.

Lucas Ngonda, que falava à imprensa, depois de cadastrar as informações pessoais, disse que o voto é um fenómeno que se enquadra na consolidação da democracia do país e um direito de cidadania.

Acompanhado por uma comitiva de mais de uma dezena de membros do partido, o político afirmou que a democracia em África é um fenómeno recente e, para a sua consolidação, todos os cidadãos precisam de participar nas próximas eleições.

“Precisamos que os direitos sejam consolidados. O registo eleitoral é uma parte do processo das eleições que teremos em 2017. A democracia participativa faz-se votando e as decisões democráticas somente são válidas quando têm a participação da maioria”, salientou o líder da FNLA. Lucas Ngonda apelou em particular aos antigos combatentes para se dirigirem aos postos de registo eleitoral. “Eles lutaram, não puderam educar os filhos. Libertaram o país e não têm uma pensão condigna. Eles devem participar nas eleições para que as decisões sejam também a seu favor”, frisou.

Sobre a participação nas eleições do próximo ano, o político disse que a FNLA é um velho partido, os dirigentes, militantes e o povo de Angola sabem que este partido contribuiu para a libertação do país. “A FNLA, desde 1954, gritou pela democracia em Angola. Muitos falaram do marxismo, outros de maoismo, mas acabamos por cair no projecto da FNLA que é a implantação da democracia em Angola”, sublinhou.

Em relação aos resultados que prevê alcançar nas próximas eleições, Lucas Ngonda assegura que está empenhado com os seus membros para conseguir um resultado mais confortável. “A ideia é apelar ao povo, militantes, intelectuais e dirigentes que o partido FNLA é histórico e tem um lugar na vida política nacional.”

Ao sublinhar que em todas as eleições democráticas há sempre tentativas de fraude, o líder da FNLA afirmou que se deve deixar para trás as desconfianças e as armas para a preservação da paz social, política e económica.

O político avaliou o processo de mobilização e de actualização do registo eleitoral como positivo em função da adesão que se regista nos postos de registo instalados em vários pontos do país. Sobre o credenciamento dos fiscais da FNLA, Lucas Ngonda explicou que ainda não estão presentes em todos os postos por alguns ainda apresentarem processos incompletos.

Apelo de líder religioso

O vice-presidente da União das Igrejas do Espírito Santo em Angola (UIESA), apóstolo Victor David Segunda, exortou, ontem, aos fiéis daquela denominação para actualizarem os seus dados eleitorais e fazerem prova de vida de modo a cumprirem com os seus deveres cívicos como cidadãos.
O apóstolo, que falava no seminário avançado de líderes da denominação, defendeu que a igreja tem o dever de apoiar o Governo para uma nação cada vez mais forte e coesa. Victor David Segunda realçou que a igreja é o grande parceiro do Estado em particular no resgate dos valores morais.


Ao intervir na abertura do seminário, que reuniu líderes de várias denominações cristãs, o vice-presidente recordou aos fiéis que, além de cristãos, os membros são cidadãos com direitos e deveres. O apóstolo defendeu a união entre as igrejas de modo a contribuírem para um desenvolvimento sustentável do país. Lembrou que, nos momentos mais difíceis a UIESA sempre apoiou o Governo.

Via JA

Archivos

Ultimos Posts