Overblog Seguir este blog
Edit post Administration Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Debate sobre vida e obra do fundador da nação marca festas da Damba

Publicado por Muana Damba activado 19 Septiembre 2016, 18:12pm

Etiquetas: #Notícias do Uíge, #Notícias da Damba

João Lengo, historiador e administrador comunal do Nsoso, no muincípio da Damba. Imagem do Muana Damba.

João Lengo, historiador e administrador comunal do Nsoso, no muincípio da Damba. Imagem do Muana Damba.

Uíge - Um concorrido debate sobre a vida e obra do primeiro presidente de Angola, António Agostinho Neto, marcou sábado, na comuna do Nsosso, o encerramento dos 66 anos de ascensão de Damba a categoria de vila.

Durante a palestra os participantes, na sua maioria jovens, queriam de forma interessante aprofundar os seus conhecimentos sobre a vida do pai da nação como politico, médico e poeta, que elevou o seu prestigio à dimensão internacional.

Ao dissertar sobre o tema, o historiador João Lengo, destacou as principais qualidades de Neto, que utilizou a poesia para a denunciar as atrocidades do colonialismo português contra os angolanos.

João Lengo falou da vida e obra de Neto cuja vida foi inteiramente dedicada a luta contra o colonialismo português, que conduziu até a proclamação da Independência Nacional.

Já o administrador municipal da Damba, Abel de Rosário, em declarações à Angop, convidou os naturais e amigos da Damba espalhados por todo o país e por mundo fora a participarem na 4ª edição das festas da vila para que possa desenvolver.

A vila da Damba celebrou este ano o seu 66º aniversário sob o lema “Damba – unida, rumo a diversificação da economia”.

O munícpio da Damba dista a 197 quilómetros a norte da cidade do Uige. Tem uma população de 63 mil 580 habitantes distribuída em quatro comunas (Nsosso, Kamantumbo, Lembua e Pete Kusso) e 312 povoações. A circunscrição é potencialmente agrícola, na produção de mandioca, feijão, ginguba e banana .

Via Angop

Archivos

Ultimos Posts