Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Actividade comercial no Quitexe melhora vida dos habitantes

Publicado por Muana Damba activado 21 Septiembre 2016, 19:32pm

Etiquetas: #Notícias do Uíge

Aspecto da vila do Kitexe. Imagem de arquivo.

Aspecto da vila do Kitexe. Imagem de arquivo.

Uíge - A actividade comercial no município do Quitexe, 40 quilómetros da sede da cidade do Uíge, deu passos significativos e está a contribuir na melhoria das condições de vida dos habitantes, fruto das acções que o governo está implementar no quadro da diversificação da economia.

O chefe de secção municipal do Comercio do Quitexe, Santos Domingos da Silva Mendes, avançou terça-feirta (20) à Angop, que na sede do município e nas comunas, novas lojas e estabelecimentos comerciais, cantinas, lanchonetes e barres abrem as portas.

“Antigamente, o município contava com apenas três lojas, mas actualmente o número desses serviços atingiu a 38 lojas, sendo 15 cantinas, nove lanchonetes e igual número de barres”, disse.

O responsável apontou a falta de crédito aos pequenos empreendedores, acções de formação para os comerciantes com vista a melhor gestão dos negócios através do INAPEM, a constituição de uma associação dos comerciantes locais e o reforço das acções para arrecadação das receitas fiscais, como sendo algumas das necessidades do sector.

A administradora municipal do Quitexe, Maria Odete Ferreira Pinto reforçou que nos últimos anos os camponeses estão aumentar a produção em grande escala, visto que mesmo sem mercados rurais de grandes dimensões a população consegue comercializar seus produtos ao longo das vias.

“Nesta região, em cada localidade ou comuna, existe uma grande parte da população produtora dos alimentos, por isso, estamos preocupados com a melhoria das estradas para facilitar o escoamento dos seus produtos”, disse.

Apontou a melhoria das vias de acesso, sobretudo, as secundárias e terciárias que ligam as aldeias às comunas como uma das apostas da administração municipal para facilitar a circulação de pessoas e bens.

No domínio da aquicultura, Maria Odete, avançou que o município do Quitexe é cruzado por vários rios grandes e a população desenvolve a actividade de pesca artesanal, produzindo assim vários pescados para o consumo local.

“Esta actividade tem sido muito benéfico no sustento das famílias, por isso, estamos a incentivar os empresários e pessoas com iniciativas próprias para a implementação do projecto de aquicultura neste município”, disse.

Segundo a administradora, já estão em curso dois principais projectos para a implementação da aquicultura no município, cuja materialização decorre a bom ritmo. “A nossa região oferece condições para o efeito, como por exemplo na área da lagoa do feitiço existem espaços suficientes para o desenvolvimento da aquicultura”, acrescentou.

Com uma extensão geográfica de três mil e 872 quilómetros quadrados, o município de Quitexe está localizado a 40 quilómetros a sul da sede da província do Uíge, é composto por três comunas (Vista Alegre, Aldeia Viçosa e Cambambe), 75 aldeias, 17 regedorias com uma população estimada em 34.297 habitantes, de acordo o censo de 2014.

Via angop

Archivos

Ultimos Posts