Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Plano de Desenvolvimento melhor gerido por técnicos

Publicado por Muana Damba activado 23 Agosto 2016, 16:39pm

Etiquetas: #Notícias do Uíge

Por Nicodemos Paulo

Os instrumentos do Sistema Nacional de Planeamento (SNP) vão ser melhor geridos, a partir dos próximos tempos, por funcionários da Administração Municipal do Uíge e membros das organizações da sociedade civil que integram o conselho de auscultação e concertação social, em consequência de um seminário sobre a temática que se realizou na semana finda.

Promovida entre os dias 17 e 19 deste mês pela Aliança para o Desenvolvimento da Comuna do Hoji-ya-Henda (APDCH), em parceria com a Administração Municipal, o seminário visou reforçar os técnicos e representantes das organizações da sociedade civil sobre o diploma que regula o Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN).

O coordenador da APDCH, Mbuta Pascoal, disse que a acção formativa vai ajudar ainda a facilitar a tomada de medidas políticas e sociais, na elaboração dos programas que visam fomentar o desenvolvimento local, no âmbito da governação participativa.

Durante a formação, os participantes ao seminário analisaram “Os Instrumentos do Sistema Nacional de Planeamento”, “Estratégia de Longo Prazo (ELP)”, “Plano de Desenvolvimento Nacional”, “Plano de Desenvolvimento Sectorial e Provincial (PDSP)”, e o “Quadro de Despesas de Desenvolvimento (QDD)”. Os participantes foram igualmente informados sobre os conteúdos dos planos nacionais de Ordenamento Territorial (PNOT), Estratégicos, Acção, Anuais e sobre os de Contingências, inseridos na Lei 1/11, Lei de Base do Regime Geral do Sistema Nacional de Planeamento.

A consultora em projectos sociais, Helena Farinha, que orientou os trabalhos, defendeu a necessidade dos técnicos dominarem os instrumentos de planeamento, com vista a melhor realizarem os diagnósticos situacionais como ponto de partida para o processo de planeamento. A responsável pediu ainda a participação activa da sociedade civil na elaboração dos planos para o desenvolvimento local.

Via J.A

Archivos

Ultimos Posts