Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Estudantes de História visitam Mbanza Congo

Publicado por Muana Damba activado 23 Agosto 2016, 19:25pm

Etiquetas: #Notícias do país

Estudantes de História visitam Mbanza Congo

Os estudantes de História da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto (UAN) efectuaram uma visita de três dias à cidade de Mbanza Congo, capital da província do Zaire.

A visita terminou domingo e, segundo declarações do estudante Luís Miguel Dias, à Angop, os kimbanguistas e antonianos consideram Mbanza Congo como “cidade santa”, como Jerusalém e Belém para os cristãos, assim como Meca para os muçulmanos.

O estudante justificou a sua afirmação pelo facto de a antiga capital do Reino do Congo ter testemunhado o nascimento de Kimpa Vita, considerada por alguns historiadores como defensora acérrima culto tradicional e das confissões religiosas africanas.

Referindo-se à candidatura de Mbanza Congo para património mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), o finalista do curso de História disse que este objectivo pode trazer vantagens económicas para a cidade, através do turismo cultural.

Por sua vez, a estudante Joneta Vonde considerou Mbanza Congo um dos locais mais importantes na História de Angola, dado o seu passado longínquo como centro político e administrativo do antigo Reino do Congo.

A estudante deseja a elevação da cidade à categoria de Património da Humanidade, cujo processo está em curso, frisando ser uma oportunidade para atrair visitantes do país e do Mundo.

“Acredito que levaremos óptimas experiências, porque muitos de nós temos Mbanza Congo como tema predilecto para os nossos trabalhos de fim de curso”, revelou. O centro histórico de Mbanza Congo, no norte de Angola, está classificado como património cultural nacional, desde 10 de Junho de 2013, um pressuposto indispensável para a sua inscrição na lista de património mundial.

A comitiva de 30 estudantes foi chefiada pelo professor Abubakar Keita e realiza visitas de estudo a locais de interesse histórico e cultural de Mbanza Congo.

Via JA

Archivos

Ultimos Posts