Overblog Seguir este blog
Edit post Administration Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


SANDA MARTINS. (1922-2008) Nacionalista angolano e um dos fundadores da FNLA

Publicado por Muana Damba activado 21 Julio 2016, 06:48am

Etiquetas: #Coisas e gentes da Damba

SANDA MARTINS. (1922-2008) Nacionalista angolano e um dos fundadores da FNLA

SANDA MARTINS ou MALATA N'SANDA, em kikongo, nasceu na aldeia Kikyula, na sede do munícipio da Damba, no dia 25 de Abril de 1922.

Do kanda Mbunga Mananga enquanto que os seus pais pertencem o kanda Kindona.

Fugindo o trabalho forçado nas tongas, encontrou refúgio na actual RDC no principio dos anos 40 do século passado, exercendo com sucesso actividades comerciais, que em pouco tempo tornou-se um dos primeiros empresários africanos no Congo, sob dominaçâo belga. Nesta condição e sobretudo, por ser cristāo, que participa activamente no desenvolvimento do NKUTU a NSIMBANI, a caixa social de solidariedade fundada pelo profeta Simão Toko, mas tarde funda, com outros nacionalistas a ASSOUMIZO que será transformada tempos depois por Aliança dos Refugiados do Zombo (ALIAZO), convertida posteriormente em partido político, PDA (Partido Democratico de Angola).

Em 1961 acompanha o nacionalista Manuel Kunzika na Assembleia geral da ONU, tornando assim, como um dos primeiros angolanos a participar nos trabalhos desta organizaçâo internacional.

Na primevera de 1962 participa na fundação da FNLA ao lado do Rosário Neto, Eduardo Pinnock, David Livramento, Holden Roberto, Simão Kumpesa, Domingos Vatokele, Jonas Malheiro Savimbi, etc.

Faleceu em Luanda, no dia 16 de Julho de 2006, no anonimato completo, deixando 7 filhos.

A sua biografia completa será editada posteriormente..

O presente Portal dedicado à província do Uíge saúda a memória do nacionalista, que foi um dos pais da independência de Angola.

Archivos

Ultimos Posts