Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Jovens visitam Museu Etnográfico do Kongo

Publicado por Muana Damba activado 17 Julio 2016, 10:40am

Etiquetas: #Notícias do Uíge, #Cultura

Uíge- Um grupo de jovens da província e participantes no FESTEAUÍGE que decorre nesta cidade de 10 a 16 de Julho corrente visitaram hoje, sexta-feira, o Museu Etnográfico do Uíge.

O director do colectivo de artes Njozi Yeto, Domingos Nicolau, que promove o festival, disse que a visita contribuiu para os jovens conhecerem a história do povo bantu, através das diversas peças expostas no local.

“Programamos esta visita para também criar interesse nos jovens estudantes e não só a visitarem o museu, tendo em conta a sua importância na transmissão e preservação da cultura da região e do país em geral”, ressaltou.

Os jovens percorreram os cinco compartimentos do Museu Etnográfico do Congo, iniciando na sala do poder, seguida a da agricultura onde constam também peças que retratam a pesca, cultura e a caça dos ancestrais do Reino do Kongo.

O guia do museu, Alberto Malala, contou aos visitantes a história do Reino do Kongo, começando pela localização da região que hoje corresponde o noroeste de Angola, seu líder, o Mani Congo, assim como as demais regiões Ngoyo, Kakongo e Loango e seus habitantes.

“De acordo a tradição do Kongo, a origem do reino encontra-se em Mpemba Kasi, região que era localizada ao sul de Matadi, RDC", disse, acrescentando que a dinastia de governantes construiu seu governo ao longo do vale Kuilu.

Alberto Malala aconselhou o grupo de jovens para a necessidade de trabalharem na conservação e preservação da cultura e apelou aos demais estudantes a seguirem o exemplo do Nzoji Yeto.

Via Angop

Archivos

Ultimos Posts