Uíge - O director provincial do Uige em exercício do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Eduardo Genuv apelou hoje, nesta cidade, os agricultores e investidores nacionais e outros a iniciar os seus negócios investindo na produção e transformação agrícola.
Em declarações à Angop, o responsável afirmou que dada a potencialidade da província em diversas cadeias produtivas e riquezas hídricas, a região pode desenvolver as culturas de café, banana, legumes, milho, feijão, citrinos entre outras.
Disse que no quadro do programa das comemorações do 99º aniversário da existência da cidade do Uíge, a decorrer de 01 a 07 de Julho próximo, o governo da província do Uíge, atráves da Agricultura, vai apresentar em fórum vários temas sobre diversificação da economia, investimento na produção agrícola e o papel das cooperativas agrícolas e empresas viradas para o mercado formal.
Os desafios e técnicas de produção de mandioca em grande escala e a sua transformação para alimentação e exportação, as medidas para a diversificação da economia e seu contínuo crescimento, a produção de arroz em progresso no planalto de Lucelua, o estudo das florestas do Uíge, são outros temas a serem abordados no encontro.
Nesse período, disse, vai promover-se uma feira da banana para apresentar a qualidade que os cooperadores e associados desenvolvem na região.
“A província do Uíge conta com 237 mil famílias camponesas, distribuídas em 10 cooperativas e 124 associações de camponeses para além das pequenos e médios produtores espalhados em toda região”, disse.
Acrescentou que o 6º fórum provincial de oportunidades de negócios e investimentos pretende convidar os empreendedores nacionais para partilharem as suas experiências no evento.
Via Angop