Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Trinta mil cidadãos beneficiam de registo gratuito de nascimento no Songo

Publicado por Muana Damba activado 22 Mayo 2016, 06:17am

Etiquetas: #Notícias do Uíge

Trinta mil cidadãos beneficiam de registo gratuito de nascimento no Songo
Uíge - Trinta mil cidadãos angolanos do município do Songo entre crianças e adultos, que até a data não possuem registo civil de nascimento, vão beneficiar do registo gratuito massivo durante a campanha aberta hoje, quinta feira, na circunscrição, a 40 quilómetros a norte da cidade do Uíge, pela administradora local, Adelina Alexandre Pinto.

A cerimónia de abertura da campanha massiva de registo gratuito de nascimento que terá a duração de sete meses decorreu na povoação de Quimalalo e foi testemunhada pelo Delegado Provincial da Justiça e dos Direitos Humanos do Uíge, Miguel Cutoca.

Na ocasião, a administradora municipal do Songo, Adelina Alexandre Pinto, garantiu que a campanha vai estender-se nas 81 aldeias e 14 bairros que compõem o município e agradeceu a iniciativo do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, por ter exarado o decreto presidencial 80/13 de 05 de Setembro, que orienta que todos cidadãos angolanos devem se registar com isenção de pagamento de emolumentos.

“Este registo tem um prazo e queremos aproveitar o mesmo para registarmos todas a crianças, jovens e adultos que nunca foram registados. Reconhecemos que uma boa parte da nossa população ainda não está registada por motivo de vária ordem”, admitiu.

Acrescentou que já está-se trabalhar para garantir a mobilidade dos serviços de justiça, para que se tenha nos próximos anos a estatística de quantos cidadãos estão registados na circunscrição.

Entretanto, Delegado Provincial da Justiça e dos Direitos Humanos do Uíge, Miguel Cutoca, manifestou-se satisfeito pelas condições criadas pela administração municipal do Songo, tendo recomendado que as outras delegações municipais devem seguir o exemplo, com vista a se cumprir com as orientações superiores.

Miguel Cutoca defendeu a necessidade de todos os funcionários do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos arregaçarem as mangas no sentido de servir condignamente a população, sem a cobrança de quaisquer emolumentos sob pena de serem responsabilizados judicialmente.

Disse que serão criadas brigadas móveis de registo que vão se deslocar de aldeia a aldeia com o objectivo de registar os habitantes locais.

Em declarações a Angop, o cidadão Cardoso Simão e a sua esposa Paulina Fernando, o primeiro casal presente no acto a registarem os seus filhos valorizaram a iniciativa presidencial por ter levado os serviços de justiça as aldeias, indo ao encontro dos cidadãos.

O município do Songo dista a 40 quilómetros a norte da cidade do Uíge, com uma extensão territorial de 2.800 quilómetros quadrados, possui uma comuna, 13 regedorias, 81 aldeias 14 bairros e uma população de 62.362 habitantes, na sua maioria são camponeses.

Via Angop

Archivos

Ultimos Posts