Overblog Seguir este blog
Edit post Administration Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


QUEM ESTÁ COM A VERDADE ? “Simão Toco vs Agostinho Neto”

Publicado por Muana Damba activado 19 Abril 2016, 08:35am

Etiquetas: #Religião, #Notícias do país

QUEM ESTÁ COM A VERDADE ? “Simão Toco vs Agostinho Neto”

Por Joâo Niango Ngombo

QUEM ESTÁ COM A VERDADE ? “Simão Toco vs Agostinho Neto” :

Segundo Emanuel Kunzika, o Profeta e fundador da seita religiosa Tocoista, Simão Toco, e o Primeiro Presidente Da República De Angola, António Agostinho Neto, eram irmãos por parte de pai!

Você sabia?

Realmente é uma notícia de capital importância, se não mesmo pertinente, polémica, sem qualquer intenção de lesar a imagem destas duas figuras emblemáticas e memoráveis. Não existe má fé alguma, senão mesmo a intenção de repôr a legalidade histórica, e chamar atenção a sociedade Angolana, e as sociedades ocultas que Aprisionam a sete chaves a história de figuras que marcaram a historiografia Angolana.

Algumas questões serão lançadas com o intuito de dissipar dúvidas que habitam em nós como pulgas atrás da orelha.

Recai, ou melhor, recaindo as razões das diferenças e similitudes étnicas profissionais políticas religiosas ideológicas e genealógicas. Entre a dieta e a obesidade da construção antológica da história de Angola, que trás sempre consigo, um vasto e largo mar de mistérios e dúvidas. A grande questão aqui lançada é ; Caso seja verdade tal informação, será que muda radicalmente o curso da história de Agostinho Neto, e consequentemente do MPLA, ou mesmo do pais ?

Ora bem, No Programa Televisivo Da TV Zimbo (Memórias Da Independência) O Escritor e Historiador Emanuel Kunzika, lançou perante a nação Angolana uma verdade (segundo ele) ocultada pelo partido MPLA e pela igreja TOCOISTA. Tal verdade que até então tivera sido oculta. Antes da morte bater-lhe a porta, o escritor e Nacionalista Angolano Emanuel Kunzika deixo aos mais atentos a notícia que via mudar a história do primeiro Presidente de Angola. O Escritor Político e Nacionalista Emanuel Kunzika, dizia em viva voz numa entrevista concedida ao Canal Televisivo privado Angolano que, o ex presidente Agostinho Neto era irmão mais novo de Simão Toco. E que Agostinho Neto nasceu realmente em Katete, fruto de um relacionamento que seu pai teve quando havia sido enviado (em missão religiosa) em Katete, zona onde conheceu a mãe de Agostinho Neto.

Caso seja verdade, estamos diante de uma conspiração, ou história construída no que concerne a verdadeira origem étnica e biológica de António Agostinho Neto e Simão Gonçalves Toco.

Até onde eu sei, António Agostinho Neto nasceu a 17 de setembro de 1922, natural de Katete, conselho de Ícolo e Bengo, em Kaxicane, freguesia de S. José. De Salientar que, o conselho de Icolo e Bengo pertence atualmente ao Distrito de Luanda. Já Simão Gonçalves Toco, nasceu em 1918 na localidade de Sadi-Zulumongo(Ntaia) no município do Makela do Zombo, na província do Uíge. Pelo que aprendemos entermos academicos (ao que tudo indica) Agostinho Neto era Ambundu, e Simão Toco, era Bakongo. Essa é a cédula histórica que conhecemos e aprendemos e que existem até hoje nos manuais de ensinamentos.

Dando sequência a entrevista ; Emanuel Kunzika havia dito também que, Agostinho Neto e Simão Toco como irmãos não se entendiam devido a questões ideológicas. Simão Toco era Cristão (obviamente) e o ex Pr “Neto” era Comunista e céptico (Até onde eu sei, o pai biológico de Agostinho Neto era catequista de Missão americana em Luanda, sendo mais tarde pastor e professor “diferente da mãe biológica de Neto, que era somente Professora” nos Dembos. Já Simão Toco frequentou o ensino primário na missão baptista de Kibokolo, concluiu os estudos liceais no Liceu Salvador Correia em Luanda. Por esta altura (segundo Simão Toco) terá conhecido um acontecimento milagroso que terá despoletado a sua missão religiosa: o famoso encontro com Deus, curiosamente em Katete, em Abril de 1935). Lembrar que, o Cepticismo é qualquer atitude de questionamento para o conhecimento, fatos, opiniões ou crenças estabelecidas como fatos. Filosoficamente, é a doutrina da qual a mente humana não pode atingir nenhuma certeza a respeito da verdade.

O confronto ideológico entre Agostinho Neto e Simão Toco, transformo, tanto Neto e Toco em legítimos Inimigos, porque um defendia o comunismo e o Cepticismo, e outro os ideais Teológicos.

Dando outra vez sequência a entrevista de Emanuel Kunzika: O Escritor político e Nacionalista havia dito também que, foi por via do irmão mais velho de Agostinho Neto (nesse caso) Simão Toco, num convívio familiar “em 1935 em Katete” em que Simão Toco em viva voz disse ; O meu irmão será um dia alguém muito importante para a nação Angolana. Alguém superior a mim (Deus) me revelou que ele será um quadro importantíssimo na história da política do país. Os Mindeles (Os Brancos) vão se render a sua liderança, e o nosso povo vai se orgulhar do irmão que tenho.

Portanto, Agostinho Neto passou a conhecer o seu futuro (como líder político) por via do seu irmão mais velho (Simão Toco).

Dito certo, a História de Angola está cheia de mistérios. O mundo conhece Simão Toco como um profeta e criador de uma das maiores seitas religiosas de Angola (igreja Tocoista). Enquanto que o seu irmão (Agostinho Neto) é por simplesmente conhecido como, o primeiro presidente de Angola pós independência, uns dos maiores Poetas de todos os tempos em Angola, Dr, líder político e ícone do partido MPLA de mão cheia.

Sendo mentira ou verdade, é um caso a ser analisado...

O nacionalis e escritor angolano Manuel Kunzika

O nacionalis e escritor angolano Manuel Kunzika

Archivos

Ultimos Posts