Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Presidente da Ordem dos psicólogos nomeia novos membros

Publicado por Muana Damba activado 16 Marzo 2016, 19:54pm

Etiquetas: #Notícias do Uíge

Prof. Dissengomoka Sebastião Alexandre
Prof. Dissengomoka Sebastião Alexandre
Uíge - O presidente da Ordem de Psicólogos da Região Norte, com a sede no Uíge, Dissengomoka Sebastião Alexandre, nomeou, hoje, terça-feira, nesta cidade, um novo elenco, que vai conduzir os destinos e objectivos de instituição.

Em declarações à Angop, à margem do acto de tomada de posse dos especialistas em Ciências de Educação, apelou, igualmente a todos os profissionais formados em psicologia, no sentido de formalizarem os seus processos, para o possível enquadramento na maior organização que congrega os demais psicólogos que exercem esta função.

Ao pronunciar-se no primeiro encontro, o responsável revelou que a organização está empenhada na revitalização, sensibilização, recrutamento, posicionamento e atribuição de funções à cada membro pertencente a este órgão.

O bastonário regional ao justificar a existência funcional da classe revelou que o enquadramento dos peritos na Ordem dos psicólogos tem como objectivo conceder uma licença que concorra na aquisição de carteiras profissionais aos psicólogos que têm vindo a exercer as suas actividades neste domínio.

O presidente garantiu que as condições estão a ser criadas para o recrutamento de novos membros na Ordem e, os requisitos são claros, para o efeito, cada candidato deve possuir uma graduação de licenciatura, mestrado ou doutoramento, em Psicologia, desde que prove documentalmente.

Esclareceu que a sua instituição não tem data limite para o fim do processo de recrutamento, por que a formação é contínua para todos aqueles que pretendem ser preparados como futuros psicólogos.

Dissengomoka Alexandre anunciou igualmente que a nível do país em particular da sua região, tem havido indivíduos que se fazem passar por psicólogos, realizando curiosamente uma série de tarefas como “consultas psicológicas”, “elaboração de receitas psicológicas” e outras actividades, o que constitue crimes profissionais.

“Também, temos vindo a constatar a presença de vários profissionais estrangeiros no País a exercerem funções como psicólogo, sem exibição de nenhuma licença para os devidos efeitos, criam consultorias psicológicas, numeram receitas psico-farmacológicas contra indicadas aos pacientes e, quando a situação venha a agravar-se, a primeira pessoa a pôr-se em fuga é o suposto psicólogo e, o enfermo procura denunciar apenas o caso após o registo das consequências”.

Segundo o investigador, para que se dê uma resposta cada vez responsável aos actos indecorosos que afectam a saúde dos cidadãos de forma psicológica é, preciso que a Ordem dos Psicólogos funcione de forma activa e consistente, para enquadrar todos especialistas que se formaram em diversos ramos como a Psicologia clínica, social e educacional.

Durante o acto, foram eleitos secretários que vão assumir as distintas funções durante cinco anos de mandato, entre eles Garcia Dialamikua, ao cargo de secretário-geral da Ordem, Manuel Marques e Custódio Faria.

A organização elegeu igualmente a Helena Leopoldina ao cargo de tesoureira, Otávio Barbeiro Nfundo Cevada para área de informação, Joaquim Lopes Mafua e Palmira Fulevo, para a Fiscalização, Domingos Bongo, conselheiro principal, respectivamente.

A Ordem de Psicólogos de Angola foi criada a 10 de Dezembro de 2010, em Luanda, tendo sido expandido actualmente as suas representações nas regiões académicas Leste (Lubango) e Região Norte (Uíge), em 2011.

Via Angop

Archivos

Ultimos Posts