Overblog Seguir este blog
Edit post Administration Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Rosa Pedro Afonso Garcia - Administradora do Negage

Publicado por Muana Damba activado 1 Febrero 2016, 07:19am

Etiquetas: #Coisas e gentes da Damba, #Notícias do Uíge

Rosa Pedro Afonso Garcia - Administradora do Negage

Por Anicete Leonildo

Rosa Pedro Afonso Garcia, nascida a 5 de Setembro, natural de Kinsakala, Damba/Uíge, licenciada em Pedagogia pelo ISCED, é a nossa homenageada da semana.

De trato fácil, sorridente e bastante afável, a Tia Rosa, como é caridosamente chamada, revolucionou a juventude do seu partido, a quando da passagem como secretária provincial da juventude do partido no poder. Conseguindo congregar na altura a massa juvenil, na organização sob sua liderança.

Tia Rosa, é uma mulher de fibra, teve passagem digna de realce, na direcção provincial da juventude e desportos, numa face meia complexa e caótica da vida da provincial(devido do conflito armado), consegui gerir e congregar sem conflitos entre os grupos e/ou associações juvenis, tendo na altura fervorosos jovens, como eram os casos dos Boy Usa, Chave Sprit, Nova Geração, Bilbao, Levi's e outros. Foi também nesta altura em que se pode dizer que se realizaram por iniciativa destas e outras associações juvenis, muitas actividades culturais, sempre com o beneplácito da direção provincial da juventude e desporto, sob sua liderança.

Esteve sempre muito próximo dos jovens e sempre defendeu os ideais da juventude. Viveu durante muito tempo no prédio Rimaga, onde os jovens foram em muitos casos comparados a marginais, mais a Tia Rosa, fez sempre saber as autoridades e não só, que se tratavam de jovens estudantes e desportistas, pois o Rimaga também se notabilizou com a célebre equipa dos "Black Star do Rimaga".

Rosa Pedro Afonso Garcia, foi também a impulsionadora, duma importante iniciativa, em que alguns jovens, beneficiaram de bolsas de estudo quer internas como externas, uma senhora visionária, que sempre preocupou-se com a formação da juventude. Esta sua aposta, já esta a dar frutos a província no geral.

Teve passagem à Assembleia Nacional, como deputada do seu partido ao ciclo nacional, actualmente é administradora municipal do Negage.

Archivos

Ultimos Posts