Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Aumento da produção abre novas perspectivas na província do Uíge

Publicado por Muana Damba activado 4 Enero 2016, 06:54am

Etiquetas: #Notícias do Uíge

Fotografia: Jaimagens.com
Fotografia: Jaimagens.com

Por José Bule

O aumento da produção agrícola abre novas perspectivas para as autoridades no Uíge, que pretendem apostar no cultivo em grande escala e na organização do sector madeireiro, apontados como bases para o lançamento da indústria transformadora na província.

A província do Uíge registou, em 2015, um aumento da produção agrícola e animal, afirmou o governador Paulo Pombolo, que avançou estarem a ser criadas condições para dar um salto maior através da mecanização da produção, como recomenda o Plano Nacional de Desenvolvimento (PND)2013/2017.


A produção em grande escala e o desenvolvimento de uma agricultura virada para o mercado são os objectivos da província, que tem disponíveis 350 mil hectares para o cultivo de diversos produtos, enquanto as administrações municipais têm disponíveis 30 mil hectares para investimentos ligados ao sector.


“Necessitamos de promover a agricultura mecanizada e impulsionar a indústria transformadora através do redimensionamento da Mecanagro, incentivos aos produtores, criação de condições de cedência de terrenos e a respectiva legalização”, disse Paulo Pombolo, que falavana tradicional cerimónia de cumprimentos de fim do ano.


O clima do Uíge é quente, por isso se propicia ao cultivo de café, mandioca, dendém, amendoim, batata doce, feijão, cacau, sisal e outros em menor escala.


Atenção especial tem sido também prestada ao sector madeireiro, que pode ser uma boa fonte para o aumento das receitas locais e nesse sentido realizou-se em Julho um encontro sobre a problemática de exploração, industrialização e comercialização de produtos florestais e madeira.O fórum produziu recomendações importantes que estão a ser materializadas para uma melhor gestão deste recurso, de modo a tornar-se a breve trecho numa mais-valia para a província.


“Neste particular, precisamos criar condições para que, em 2016, sujam pequenas indústrias e um melhor controlo da saída deste produto”, referiu o governante. De acordo com informações do Instituto de Desenvolvimento Florestal, a província possui 23 empresas ligadas à exploração da madeira.

Avanços na Indústria

O governador provincial do Uíge referiu que, para assegurar os investimentos no sector da indústria, é importante a infraestruturação dos primeiros 210 hectares do Pólo Industrial, dos cerca de 1.500 existentes, que estão sob a responsabilidade do Ministério da Indústria. Paulo Pombolo apontou ainda como uma das principais apostas do Governo Provincial a instalação de uma fábrica de refrigerantes devido às grandes quantidades de citrinos e maracujá produzidas no Bembe, Sanza Pombo, Damba e Quitexe.


Mereceu ainda atenção do governador a futura exploração de cobre nas minas de Mavoio, que vai necessitar de infraestruturas para o escoamento do minério. Paulo Pombolo disse que, além das melhorias nas vias rodoviárias, se deve proceder a um estudo para a construção de uma linha férrea do Lucala para Maquela do Zombo.


O sector do Comércio cresceu de forma significativa nos últimos três anos, com a abertura de novas empresas e serviços, referiu Paulo Pombolo, para quem, apesar do aumento da rede hoteleira e de restauração, deve ser concluído o plano director do turismo na província.

Estradas e ruas asfaltadas

No domínio das infraestruturas públicas, está em curso a reabilitação de 356 quilómetros de estradas, que vão melhorar a circulação de pessoase bens para os municípios do Songo, Bembe, Sanza Pombo, Buengas e Cangola.


Na cidade do Uíge e arredores, foram reabilitados e asfaltados 17 km de ruas. A circulação entre com as sedes comunais também foi melhorada com a terraplanagem em 246 km de estradas.Paulo Pombolo disse que a execução do Programa Nacional Habitacional (PNH) permitiu que fossem concluídas 1.010 habitações na centralidade do Quilomosso e 917 casas sociais em 14 dos 16 municípios da província.


Estão em construção mais 2.497 habitações na centralidade do Quilomosso, e 1.133 residências do subprograma habitacional de 200 fogos por município.


No domínio das águas, fez-se um grande investimento. Os Programas Água para todos e de Investimentos Públicos, permitiram que 54 por cento da população tivesse acesso à água potável. Na cidade do Uíge e nos bairros periféricos, decorre a reabilitação e ampliação da rede de abastecimento de água. O projecto prevê a instalação de 137 km de rede para permitir que sejam efectuadas 9.400 ligações domiciliárias.


Província com mais municípios do país, 16, Uíge tem 58 698 km² e superfície e 1,02 milhões de habitantes. Dista 285 quilómetros de Luanda.

Via JA

Archivos

Ultimos Posts