Overblog Seguir este blog
Edit post Administration Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Feleceu irmã IRMÃ MARIE MISAMU

Publicado por Muana Damba activado 17 Enero 2016, 03:21am

Etiquetas: #Música, #Religião, #Diáspora

Feleceu irmã IRMÃ MARIE MISAMU

A vôz de Gospel do Mayombe, a mais escutada na África Central, calou-se prematuramente, para sempre, entrando na eternidade, onde vai juntar-se com as dos anjos, habituados a adorar o Eterno Deus, Criador de uiniverso.

Maria Misamu faleceu na noite do dia de ontém, dia 16 de Janeiro de 2016, no Hospital Chinês da Comuna de Ndjili, a leste de Kinshasa, capital da RDC, por crise caridíaca, segundo vários portais congoleses, citando fontes locais.

Natural de Kinshasa, originária de Bas-Fleuve, na antiga província do Baixo- Zaire (Congo-Central), aos 16 de Novembro de 1972. Desconhecida no mundo do góspel há vinte anos, a irmâ Marie Misamu apareceu como um meteórico no céu musical congolês, supreendendo todos pela sua vôz, que lembrava as antigas glórias femininas da rumba congolesa. Com Efeito, a irmã Marie Misamu imitava com facilidade, Abety masikini, Mbilia a bel e sobretudo, a M'pongo Love, ambas originárias nas imediações da floresta Mayombe.

Descoberta pelo falecido irmão Mbaki, antiga glória da Rumba Congolesa, versão Viva la Música do Papa Wemba, conhecido neste meio, antes da sua conversão, por Debaba el Shabab. Marie Misamu acompanhou e interpretou várias artistas, como David Bikoro, Tshala Mwana, Moise Mbiye e Charles Mombaya, também falecido, a título de exempro, na canção com o título Bula Ntulu ( no vídeo ), entre outras. Excelente compositora, ela largou no mercado da música cristã, uma meia dúzia de CD's que maravilhou e acompanha os cristãos, todas confissões confundidas, nos seus cultos ao Jahvé.

O Portal do Uíge e da Cultura Kongo, apresenta as sinceras condolências à familia da ilustre falecida e a comunidade cristã africana.

Bula Ntulu, de Charles Mombaya com Marie Misamu

Archivos

Ultimos Posts