Uíge - Trezentos e treze engenhos explosivos foram destruídos quarta-feira no município do Púri, 88 quilometros a nordeste da cidade do Uíge, pela associação de desminagem Terra Mãe.
Falando à imprensa local, o porta voz da associação de desminagem Terra Mãe, Albino Bravo da Costa, disse que a organização está a desdobrada neste município para desminar os engenhos explosivos que perigaram a circulação de pessoas e bens.
Segundo ele, neste mesmo município foram identificadas três áreas de grande impacto que já estão desminadas e preparadas para a sua entrega as autoridades da circunscrição.
"Ao longo desse período foi possível de fazer limpeza na estrada num total de 92 mil metros quadrados e foram realizadas 33 tarefas pontuais pela secção de sensibilização, num total de 20 povoações", disse.
O responsável acrescentou que foram removidas duas minas anti-tanque, duas minas anti-pessoal, 57 soqueias diversas e 101munições diversas no município do Púri.
A associação de desminagem Terra Mãe foi criada em 2014 e conta com o apoio da União Europeia, num convénio com o governo Angolano.
O município do Puri, dista a 88 quilómetro a nordeste da cidade do Uíge, tem uma população de 35 492 habitantes (censo de 2014), a maioria camponesa, distribuídos em 65 aldeias.
Via Angop