Overblog Seguir este blog
Edit post Administration Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Fiéis da IEBA ganham paróquia

Publicado por Muana Damba activado 30 Diciembre 2015, 13:21pm

Etiquetas: #Notícias do Uíge, #Religião

IEBA na cidade do Uige. Imagem do CICA

IEBA na cidade do Uige. Imagem do CICA

Uíge - Os fiéis da Igreja Evangélica Baptista em Angola (IEBA) da zona suburbana do bairro Mbemba Ngango, periferia da cidade do Uíge, ganharam domingo, uma paróquia.

Denominada “Paróquia de Belém”, a cerimónia de consagração decorreu na igreja mãe - Vitória da Fé - durante um culto que visou igualmente empossar o reverendo Daniel Filipe, no cargo de pároco local.

O acto de proclamação da paróquia foi orientado pelo Secretário Regional da IEBA do Uíge e pároco de Mbemba Ngango, reverendo Makiadi Filipe, e contou com mais de dois mil fiéis oriundos das sub-paróquias de Catorze e Mbemba Ngango suburbano.

Daniel Filipe jurou fidelidade a Deus para cumprir o estatuto da igreja, bem como as orientações emanadas superiormente pelos seus líderes, cujo acto foi presidido pelo superintendente do Centro Evangélico do Uíge, reverendo Eliasar Quihumbo Macundo.

A paróquia ora inaugurada começou com a categoria de Célula, criada em 1982 com 32 membros comungantes. Em 2010 o número de fiéis cresceu para 102 membros comungantes, tendo na sua Assembleia realizada em Abril do mesmo ano, decidido a sua ascenção a sub-paróquia.

De 2010 a 2014 voltou a registar-se um crescimento de fiéis, facto que permitiu a liderança da igreja, reunida em assembleia-geral realizada em Luanda em Agosto de 2015, nomeá-la como Paróquia de Belém, de acordo com o seu estatuto, que autoriza as congregações com mais de 150 membros a elevarem-se a categoria de paróquia, depois de atingirem a cifra de 400 fiéis e 166 membros comungantes.

O reverendo Daniel Filipe, nascido em Abril de 1075 é natural da comuna do Béu, município de Maquela do Zombo, província do Uíge.

Via Angop

Archivos

Ultimos Posts