Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Termina seminário sobre técnicas de combate à malária no Songo

Publicado por Muana Damba activado 1 Noviembre 2015, 21:51pm

Etiquetas: #Notícias do Uíge

Termina seminário sobre técnicas de combate à malária no Songo
Songo - Os enfermeiros que trabalham nas unidades sanitárias do município do Songo, a 40 quilómetros a norte da cidade do Uíge, terminaram nesta sexta-feira, naquela circunscrição, com êxito um seminário de capacitação sobre as técnicas de combate à malária.

A acção de formação, foi promovida pela Igreja Anglicana, e teve a duração de quatro dias, tendo abordado vários temas ligados à gestão de casos de malária, técnicas de tratamento da malária simples e complicada, bem como as medidas sobre a técnica de invasão.

Na ocasião, o coordenador de monitoria e avaliação do programa integrado de combate à malária da Igreja Anglicana, Paulo Manuel, referiu que a intervenção deste programa é comunitária e visa mobilizar a população para necessidade de mudança de comportamentos, bem como capacitar os técnicos que lidam com os casos de malária para prestarem melhor serviço aos pacientes.

“Capacitando os técnicos de saúde aqueles doentes que vão recorrer as unidades sanitárias receberão boa assistência, de modo a evitar-se a mortalidade por malária. As medidas de prevenção que nós aconselhamos, primeira é o uso correcto de mosquiteiro impregnado com insecticida, assim como primar-se pelo saneamento básico, destruindo charcos de água estagnada, limpeza adequada dos quintais e outras medidas, para se evitar a doença”, esclareceu.

Entretanto, os participantes do seminário manifestaram-se satisfeitos pelos conhecimentos adquiridos e comprometeram-se em pôr em prática os conhecimentos adquiridos nos seus locais de trabalho.

Esta formação integrou igualmente a capacitação de 45 parteiras tradicionais em técnicas ligadas à assistência adequada de partos, cuidados a ter com o recém-nascido e a reanimação do recém-nascido.

Neste momento decorre outro seminário dirigido aos agentes comunitários que terão como missão sensibilizar a população sobre os cuidados da malária e outras doenças tropicais negligenciadas, distribuição e uso obrigatório de mosquiteiros e outras actividades, ambas formações foram promovidas pela Igreja Anglicana em Angola em colaboração com a direcção provincial de saúde do Uíge, um projecto que tem a duração de cinco anos (2013 a 2017).

Mais de 12 mil crianças imunizadas contra poliomielite no Songo

Songo - Doze mil 898 crianças, dos zero aos cinco anos de idade, foram vacinadas contra a pólio e 11.598 outras receberam o suplemento da vitamina “A”, durante a campanha de vacinação realizada de 23 a 25 de Outubro último, no município do Songo, informou hoje o chefe da saúde pública e controlo as grandes endemias local, Baya Bernardo Teca.

Em declarações à Angop, a campanha envolveu 246 vacinadores, 23 supervisores, 43 mobilizadores e sete membros da comissão técnica, e foram atingidas todas as zonas habitadas pela população, incluindo as fazendas.

“Essa campanha superou as expectativas, nós percorremos todas aldeias, fazendas e todos locais onde fomos informados que vivem lá pessoas. Os vacinadores foram de casa a casa ao encontro das crianças e podemos garantir que nenhum petiz ficou fora”, enfatizou.

Via Angop

Archivos

Ultimos Posts