Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Aumenta potencial energético de Maquela do Zombo

Publicado por Muana Damba activado 20 Noviembre 2015, 12:17pm

Etiquetas: #Notícias do Uíge

Fotografia: Eunice Suzana
Fotografia: Eunice Suzana

O município de Maquela do Zombo, no Uíge, além de possuir solos férteis e ricos em mineiros, dispõe de capacidade energética suficiente para sustentar unidades fabris, disse ontem o administrador municipal.

Benji Moco Henriques informou que o município beneficia de uma linha energética de alta potência proveniente da barragem de Capanda, em Malanje. A estação de Maquela do Zombo tem capacidade para transformar 32 megawatts, mas as habitações e instituições públicas e estabelecimentos privados consomem apenas 1.8 megawatts, através dos 267 postos de transformação colocados na vila municipal.


“É mais um argumento que nos leva a convidar os potenciais investidores e empreendedores nacionais e estrangeiros, no sentido de aproveitarem as potencialidades que o município coloca à disposição. Portanto, além dos espaços aráveis e dos recursos minerais que possuímos, temos também muita energia que aguarda por investimentos de vulto”, disse Benji Moco Henriques.


A estação eléctrica de Maquela do Zombo tem ainda disponíveis duas linhas de 60 megawatts cada, que alimentam o projecto de mineração de Mavoyo, que se encontra em fase de prospecção.


A abertura do posto fronteiriço de Quimbata, prevista para o próximo ano, vai desenvolver as trocas comerciais entre Angola e a República Democrática do Congo e é apontada pelo administrador municipal de Maquela do Zombo como outro gigante económico, que pode despertar o interesse dos investidores.


“O movimento de camiões que procuram entrar na vizinha República Democrática do Congo, carregados de mercadorias diversas, vindos de diferentes pontos do nosso país, cresce cada dia”. O movimento actual, segundo o administrador municipal, já resulta no aumento da arrecadação de receitas fiscais, que passaram de 500 mil kwanzas para cinco milhões de Kwanzas por mês. “O Estado traçou as metas e por isso está a criar as condições com vista a melhorar a vida da população. Compete agora aos empreendedores aproveitarem as oportunidades postas à sua disposição, para gerarem riquezas”.


Falando num colóquio promovido pelo Movimento Nacional Espontâneo, no âmbito dos 40 anos da Independência Nacional, o administrador de Maquela do Zombo, Benji Henriques, sublinhou que no município são visíveis os ganhos da Paz efectiva, alcançada em 2002.


“Maquela do Zombo tem 131 infra-estruturas escolares que asseguram o ensino das crianças e jovens da região. No presente ano lectivo foi possível matricular 26.767 alunos no ensino primário, no I ciclo e no II ciclo do ensino secundário. Mais de 400 professores trabalham na localidade”.
O município dispõe de 22 postos de saúde distribuídos pelas comunas e aldeias e um hospital na sede provincial. “A maior unidade hospitalar do município começou a ser construída para facilitar a integração de mais serviços que correspondam às necessidades sanitárias das populações”.
Sobre o abastecimento de água, o administrador municipal explicou que o município possui 11 pequenos sistemas que permitem a distribuição às populações das distintas localidades que compõem Maquela do Zombo. Benji Henriques destacou a construção de um sistema de abastecimento de água no rio Luidi, com capacidade para produzir 400 mil metros cúbicos de água potável por dia. A rede de distribuição tem 500 ramificações para ligações domiciliárias.


A administração municipal reassentou, de 2010 até hoje, 440 famílias regressadas da República Democrática do Congo.

Via JA

Archivos

Ultimos Posts