Overblog Seguir este blog
Edit post Administration Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Aberto Jubileu para celebração dos 50 anos da existência da diocese do Uíge

Publicado por Muana Damba activado 29 Noviembre 2015, 20:40pm

Etiquetas: #Notícias do Uíge, #Religião

 Aberto Jubileu para celebração dos 50 anos da existência da diocese do Uíge
Uíge - As actividades para a comemoração do Jubileu dos 50 anos de existência da Diocese do Uíge, a decorrer em Abril de 2017, foram abertas neste sábado, na igreja da Sé Catedral desta cidade, em missa solene presidida pelo bispo da Diocese, dom Emílio Sumbelelo.

A missa concelebrada pelo bispo emérito, Dom Francisco de Mata Mourisca e sacerdotes de diversas paróquias da diocese, marcou também o encerramento da semana pastoral, realizada de 25 à 28 de Novembro, para análise do trabalho de desenvolvido e programar acções para período seguinte.

Entre as acções do Jubileu da diocese, destaca-se o Congresso Missionário Diocesano cuja fases de preparação e discernimento também abertas hoje, contemplam diversos temas para sacerdotes, religiosas e demais leigos da diocese.

Para o êxito do evento, tornou-se público, a composição das comissões de trabalho constituídas por decreto do pastor da igreja na diocese, assim como se procedeu a distribuição do material de apoio para o estudo.

Durante a missa, fez-se a apresentação do Logotipo do Jubileu e seus símbolos como, Bíblia, Globo, vela e sandálias, que representam respectivamente, a palavra de Deus, unidade de todos, luz do mundo e a necessidade de caminhar para levar a boa nova a todos.

O bispo do Uíge, Dom Emílio Sumbelelo pediu a todos para serem elementos activos, com responsabilidade plena que garantam a realização condigna do Congresso Missionário Diocesano de tal modo que sejam capazes de seguir o caminho rumo a Deus, meta do peregrinar.

Indicou a oração, sacrifício e participação devem marcar as etapas do jubileu consubstanciadas por discernimento e estudo, celebrações dos jubileus dos movimentos eclesiais e o período do simpósio.

“Para o bom êxito da celebração do Jubileu dos 50 anos da diocese do Uíge, contamos a partir de agora com todos a nosso lado, tal como sacerdotes, religiosos e religiosas, membros dos organismos da igreja e baptizados em geral, irmãos de outras igrejas e todos os cidadãos presentes no território da diocese que se sentem solidários com a felicidade de pessoa humana e do progresso da terra”, disse.

Dom Emílio incentivou na ocasião para a necessidade da unidade, diálogo aberto a todos os níveis em todo o trabalho a efectuar atendendo, segundo ele, que Deus não faz excepção de ninguém, independentemente da sua origem étnica ou outra.

Durante o ofertório as paróquia e centros pastorais apresentaram produtos que marcam a identidade cultural do povo de cada circunscrição eclesiástica.

Participaram da missa, sacerdotes, religiosas, seminaristas, catequistas e cristãos de diversas paróquias e centros pastorais que compõem a diocese do Uíge.

Via Angop

Archivos

Ultimos Posts