Overblog Seguir este blog
Edit post Administration Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Município da Damba acolhe acto provincial do Dia do Herói Nacional

Publicado por Muana Damba activado 19 Septiembre 2015, 06:19am

Etiquetas: #Notícias da Damba, #Notícias do Uíge

O acto Provincial comemorativo do 17 de Setembro, Dia do Herói Nacional, decorreu na Damba. Imagem do Muana Damba

O acto Provincial comemorativo do 17 de Setembro, Dia do Herói Nacional, decorreu na Damba. Imagem do Muana Damba

Damba - O acto Provincial comemorativo do 17 de Setembro, Dia do Herói Nacional, na província do Uíge, decorreu nesta quinta-feira, na sede do município da Damba, 197 quilómetros a norte da cidade do Uìge, cuja cerimonia foi orientada pela vice-governadora para o sector político e social, Maria Fernandes da Silva e Silva.

Presenciaram o acto membros do Governo Provincial, representantes de partidos políticos com assento no parlamento, autoridades tradicionais e entidades religiosas, entre outras figuras convidadas para participar na actividade que coincidiu com o encerramento das festividades dos 65 anos da vila.

Discursando no acto, Maria Fernanda da Silva e Silva enalteceu a figura de António Agostinho Neto, como fundador da Nação Angolana e sábio, tendo projectado o país que os angolanos têm hoje.

A dirigente destacou igualmente as qualidades de Agostinho Neto como estadista, revolucionário destemido, médico, poeta e humanista, cujos pensamentos não se limitam às fronteiras de Angola, mas sim no contexto africano e mundial, onde o seu exemplo serviu de impulso para a libertação de outros povos.

Durante o acto provincial, foi lida uma mensagem dos antigos combatentes, onde mais uma vez a figura de Neto é destacada na luta de libertação contra os opressores, adiantando que os pensamentos de Neto nunca serão esquecidos pelos angolanos, e não só.

As celebrações do 17 de Setembro, em homenagem ao primeiro presidente de Angola, António Agostinho Neto, decorrem com várias manifestações culturais, desportivas e políticas a nível da província do Uíge.

Agostinho Neto nasceu em 17 de Setembro de 1922 na localidade de Caxicane, município de Icolo e Bengo, tendo falecido a 10 de Setembro de 1979, em Moscovo, vítima de doença.

Via Angop

A vice-governadora para o sector político e social, Maria Fernandes da Silva e Silva. Imagem de Muana Damba

A vice-governadora para o sector político e social, Maria Fernandes da Silva e Silva. Imagem de Muana Damba

Archivos

Ultimos Posts