Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Administradora aponta prioridades para o progresso do município

Publicado por Muana Damba activado 9 Septiembre 2015, 03:57am

Etiquetas: #Notícias do Uíge

Vista parcial da vila do Quitexe.

Vista parcial da vila do Quitexe.

Uíge - A administradora municipal do Quitexe, Maria Odete Pinto, apontou segunda-feira, a melhoria da iluminação pública e domiciliária nas sedes do município e comunas, o aumento da produção agrícola, através de associações e cooperativas, como as prioridades do seu programa para o desenvolvimento da circunscrição.

Em declarações à Angop, na circunscrição, no âmbito do seu programa de acção para o desenvolvimento do município, fez saber que o município do Qutexe necessita de uma rede de energia eléctrica capaz de fazer funcionar todos os serviços e garantir a iluminação pública e domiciliária.

Face a essa aposta, realçou, a administração municipal já fez uma solicitação ao governo provincial no sentido de aceder para o município do Quitexe uma linha transportadora de energia eléctrica a partir da barragem de Luquixi, cujas obras encontram-se em fase conclusiva, por formas a facilitar o desenvolvimento da região.

“Os habitantes na sede do município consomem energia eléctrica através de um grupo gerador de 650 KVA, para as ligações domiciliárias, mas não tem sido suficiente para corresponder as necessidades ou fazer funcionar adequadamente os serviços nas instituições e estabelecimentos comerciais existentes na sede da vila”, frisou.

Maria Odete Pinto avançou outra prioridade da administração, é de apoiar os agricultores com imputes agrícolas, sementes, instrumentos e máquinas de lavoura, facilitar o acesso ao crédito agrícola, criação de novas associações, reforço de lavoura de terra para oferecer aos pequenos agricultores, por formas a alavancar cada vez mais a economia e a sustentabilidade da população.

“Temos solos aráveis que não precisam fertilizantes, a população produz a banana, mandioca, ginguba, batata doce, hortícolas, sitrinos e outros produtos alimentares”, disse, acrescentando que actualmente a nível do município estão controlados 1.909 produtores de café, 31 associações, duas cooperativas e 20 pequenos agricultores.

Outra atenção será dada no sector da juventude e desportos, criando na sede do município espaços verdes para o lazer dos jovens. “Temos tido algumas solicitações da juventude sobre a criação dos espaços de lazer e vamos procurar responder este pedido de forma satisfatória”, acrescentou.

A gestora convidou os empresários interessados para investirem na circunscrição para contactarem a administração municipal, garantindo haver terrenos suficientes e matérias primas para o desenvolvimento de qualquer indústria.

Localizado a 40 quilómetros da cidade do Uíge, Quitexe possui uma extensão geográfica de 3.882 quilómetros quadrados, com uma população de 18.818 habitantes distribuídos em três comunas, 17 regedorias e 75 aldeias.

Via Angop

Archivos

Ultimos Posts