Uíge - A paz que os angolanos desfrutam há 13 anos trouxe benefícios enormes aos municipes dos Buengas, consubstanciados na construção e reabilitação de infra - estruturas sociais, que estão a melhorar as suas condições de vida, informou hoje, terça - feira, o administrador municipal, José Bunga Alberto.
O responsável fez este pronunciamento a propósito dos 40 anos de independência a assinalar-se no dia 11 de Novembro do ano corrente e a paz que se vive no país, apontando que estes pressupostos abriram caminho ao desenvolvimento da região, no domínio da educação, saúde, habitação, comunicação, diversificação da economia e livre circulação de pessoas e mercadorias.
Afirmou que durante os 13 anos de paz foram construídas no município dos Buengas um hospital, oito postos médicos e dois centros médicos, uma escola do II ciclo, três outras do I ciclo do ensino secundário e 79 escolas do ensino primário.
O administrador, sem referir o número dos enfermeiros, disse que graças a paz o município dos Buengas actualmente possui três médicos estrangeiros. Apontou que na educação a administração municipal controla 444 professores e 22.013 alunos.
Anunciou estar em curso os projectos de reabilitação e construção do sistema de água, estradas, pontes e casas sociais.
O responsável reconheceu igualmente os esforços do executivo de Angola na melhoria das condições de vida da população.
O município dos Buengas localiza – se a 276 quilómetros à nordeste da cidade do Uíge, possui duas comunas Buenga Sul e Kuilo Camboso e sete regedorias com uma população de 58.353 habitantes (dados do censo de 2014), a maioria camponesa.
Via Angop