Uíge - A paz que os angolanos desfrutam há 13 anos trouxe benefícios para os munícipes de Cangola, consubstanciados na construção e reabilitação de infra-estruturas sociais que estão a melhorar a condição de vida, disse terça-feira, o administrador municipal, Jeremias Alfredo Lupasso Kuzangama.
Em declarações à Angop, a propósito dos 40 anos de independência, a assinalar-se no dia 11 de Novembro, o mesmo disse que a paz abriu caminho ao desenvolvimento da região, principalmente nos domínios da educação, saúde, habitação, comunicação, diversificação da economia e livre circulação de pessoas e mercadorias.
Informou que durante os 13 anos de paz foram construídas três centros médicos, 11 postos de saúde, onde funcionam dois médicos, 27 técnicos de saúde e trabalhadores administrativos.
Segundo ele, a administração municipal controla, no sector da educação, 72 escolas que correspondem a 103 salas de aulas, 478 professores, entre o ensino primário, Iº e IIº ciclos de ensino secundário, assim como 15 mil 455 alunos de todos níveis escolares citados.
Anunciou estar em curso a merenda escolar em 12 escolas contempladas, bem como dois mil e 759 alunos beneficiários.
Avançou que no quadro do programa de construção de 200 focos habitacionais em cada município, na sede vila de Cangola já foram concluídas 100 habitações.
O responsável reconheceu igualmente os esforços do Executivo para a melhoria das condições de vida da população.
O município de Cangola situa-se a 182 quilómetros à lesta da cidade do Uíge e possui duas comunas ( Bengo e Caiongo).
Via Angop