Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Governador preocupado com exploração exagerada de madeira

Publicado por Muana Damba activado 8 Agosto 2015, 17:07pm

Etiquetas: #Notícias do Uíge

Imagem de arquivo

Imagem de arquivo

Uíge - O governador provincial do Uíge, Paulo Pombolo, mostrou-se hoje, sexta-feira, nesta cidade, preocupado com a forma exagerada que a madeira tem sido explorada na região.

Discursando na cerimonia de abertura de uma mesa redonda promovida pela direcção provincial do movimento Espontâneo no Uige, em alusão ao 73º aniversidade do Presidente da Republica e 40 anos da independencia nacional, o governante disse que essa forma de exploração de madeira põe em risco o referido produto na província daqui a 25 anos, baixando igualmente o crescimento que se pretende atingir neste período no Uíge.

Para contrapor a situação, Paulo Pombolo disse que serão tomadas medidas para aqueles que não cumprirem com os requisitos estabelecidos, quer por parte do ministério de tutela, como por parte do governo provincial.

Afirmou que relativamente a indústria para a assegurar os investimentos no sector é importante a infraestruturação dos primeiros 110 hectares do polo industrial de Negage, dos 1.500 existentes sobre a responsabilidade do ministério da indústria.

Enfatizou que a futura exploração das minas de cobre no município de Maquela do Zombo, 310 quilómetros a norte da cidade do Uíge, necessitará de infraestruturas para o seu escoamento apesar da melhoria que se requer das vias rodoviárias, devendo-se lançar estudos para um ramal da linha férrea do Lucala/Maquela do Zombo ou Maquela/Soyo, com vista a facilitação na transportação da referida mercadoria.

Como referiu, a reorganização do sector do comércio através de um rigoroso controlo dos diversos agentes existentes, apesar dos crescimentos registados nos últimos três anos, com abertura de novas empresas, implantação na província de novos serviços, aumento da rede hoteleira, restauração, bem como a conclusão do plano director do turismo são outros desafios que se pretender vencer nos próximos anos.

Quanto a melhoria das condições de telecomunicações, sublinhou que na província continua a constituir um desafio preocupante e que espera-se sair dessa situação através da direcção competente do referido órgão.

Será fácil ultrapassar a questão, acrescentou, através da concertação com a telefonia móvel e outros serviços que as populações necessitam, aumentando igualmente a frota de transportes colectivos para região com instalação de novas operadoras, que facilitam a deslocação da população para outras regiões do país.

Conclui que o aeroporto do Uíge foi reabilitado e ampliado apesar da inexistência de voos da companhia nacional “Taag”, operadores privados tem facilitado ultimamente as deslocações por via aérea para outras províncias do país.

Via Angop

Archivos

Ultimos Posts