Overblog Seguir este blog
Edit post Administration Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Fragmentos da Pré-História sobre a Região do Mukaba

Publicado por Muana Damba activado 3 Agosto 2015, 12:07pm

Etiquetas: #Fragmentos históricos da Damba

Por Samuel Nomes

Fragmentos de Pré História sobre a Região do Mukaba


Sobre a pedra “Kitadi kia Kamukasu”

“Kitadi kia kamukasu” ou “kitadi kia kaniúnga” nome atribuído há um lugar de sentença na região. No período antes a chegada dos colonialistas havia na região um sobado cujo o nome do soba chamava-se Sr. Niúnga coadjuvado pelo Sr. Tiebo. Estes sobas detinham o poder e exerciam o seu trabalho de justiça, tomavam decisões de executar as pessoas quando estes fossem apanhados culpados de um determinado crime. E naquela altura as pessoas sabiam cumprir e respeitavam as leis por causa da ditadura que estes sobas impunham. Narração de Soares Miguel Vita, e Ernesto Lulendo.

Continuando sobre a pedra “kitadi kia kamukasu” antes da chegada dos portugueses, as famílias viviam agrupados em pequenas comunidades entre elas criavam relações entre si ou seja de aproximação. Naquela altura tinha-se criado local de justiça onde poderiam ser sentenciados por qualquer crime cometidos por membros das comunidades. Assim o primeiro local de justiça era chamada “Malosa”, junto a fazenda Maria da Conceição “Kibazuca”. No entanto por causa dos movimentos migratórios que as populações eram sujeito, e através da caça foram descobrir a pedra “kitadi kia kamukasu” onde passaram a julgar todos os crimes cometidos por qualquer membro da região que fosse apanhado. Narração de Ramiro Firmino.

Outra pedra “Tadi dia Massasa”

Conforme nos conta Sr. Ramiro Firmino, Ainda na mesma Região existe outra pedra chamada “Tadi dia Massasa” no rio Mawu situado na localidade de Quipumba nos limites entre o Bairro Quinzala. Área utilizada pelos nossos antepassados onde encontramos vários vestígios. Este lugar servia para a fabricação de vários untesilios entre machados, enxadas etc.


Surgimento do Município de Mukaba

Quanto ao surgimento do município do Mukaba o conhecimento que temos, a chegada dos portugueses nesta região tem como ponto de entrada concretamente entre localidades do Bembe e Songo (kinvuenga) respectivamente através destas localidades poderam penetrar até atingir a serra do Mukaba e fixaram no “Mbongui a Lussenga” actual povoação de Lussenga onde revive-se ainda alguns vestígios. O primeiro distrito chamava-se Luhombo, localidade situado no município do Songo e que intermedeia a serra de Mukaba é lá onde todas as populações das regiões periféricas se deslocavam para pagar os seus impostos. Só depois mais tarde os portugueses vieram constituir o distrito de Lussenga. Quando deixaram o distrito de Lussenga só assim que foram constituir e fixar o actual município de Mukaba. Narração de Soares Miguel Vita e Ernesto Lulendo.

Fragmentos da Pré-História sobre a Região do Mukaba

Archivos

Ultimos Posts