Overblog Seguir este blog
Edit post Administration Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Determinado 3 de Agosto para comemoração das festas da vila de Maquela do Zombo

Publicado por Muana Damba activado 10 Agosto 2015, 05:15am

Etiquetas: #Notícias do Uíge, #Fragmentos históricos do Uíge.

A Residência do Administrador Municipal do Zombo. Imagem do arquivo

A Residência do Administrador Municipal do Zombo. Imagem do arquivo

Uíge - Os naturais e amigos do município de Maquela do Zombo determinaram, neste sábado, o dia 03 de Agosto como data definitiva para a celebração das festas da elevação da circunscrição a categoria de vila.

A data “brotou” do consenso dos participantes do encontro de reflexão para a procura de soluções para o desenvolvimento do município, realizado no quadro das comemorações dos 104 anos da sua elevação a mesma categoria. Na reunião foram igualmente apresentados os primeiros resultados da primeira parte das investigações sobre a fundação da vila de Maquela do Zombo e as origens culturais dos seus habitantes.

A data foi votada entre as propostas de colocadas à mesa, tais como o “13 de Janeiro, “13 de Junho (dia do padroeiro comemorado antigamente)”, e o “3 de Agosto constante da portaria que eleva a mesma localidade à categoria de vila”.

A vila de Maquela do Zombo é a sede capital do município com o mesmo nome, situado a norte da província do Uíge, limita-se a norte com a RDCongo, nordeste com município de Kimbele, a oeste como o de Kuimba, província do Zaire, a sudeste com o dos Buengas e a sul com o da Damba.

A região foi um posto militar inicialmente denominado “Mbogui”, criado em 13 de Janeiro de 1896, na margem direita do rio Luidi, através da portaria nº 832.

A 3 de Agosto de 1911 foi elevado à categoria de vila com a denominação de Maquela do Zombo e em 1817 foi convertida em sede do distrito do Kongo e mais tarde, com a dissolução do distrito do Kongo e a criação do enclave de Cabinda, Maquela do Zombo passou a sede do conselho do Zombo.

Diversas actividades culturais, desportivas e recreativas foram realizadas em prol das festas da vila de Maquela do Zombo.

Via Angop

Archivos

Ultimos Posts