Overblog Seguir este blog
Edit post Administration Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Administrador considera festas da vila como oportunidade na busca de soluções

Publicado por Muana Damba activado 8 Agosto 2015, 17:11pm

Etiquetas: #Notícias do Uíge, #Fragmentos históricos do Uíge.

Aspecto da vila de Makela do Zombo. Imagem do Muana Damba

Aspecto da vila de Makela do Zombo. Imagem do Muana Damba

Maquela do Zombo - O administrador municipal de Maquela do Zombo, Benzi Moco Henriques, considerou hoje, sexta-feira, nesta vila, a 3ª edição das festas de Maquela como oportunidade de busca de soluções para a resolução dos problemas que o município enfrenta.

Em declarações à imprensa, no âmbito das comemorações dos 104 anos da elevação de Maquela do Zombo, à categoria de vila, o administrador fez saber que a presente edição consiste, fundamentalmente no diálogo e partilha com a sociedade civil e de mais envolventes para encontrar mecanismos de desenvolvimento da circunscrição.

Para o efeito, disse estar agendados vários temas de reflexão com os naturais e amigos do município onde se prevê colher subsídios para o rápido desenvolvimento da região.

“As edições anteriores tinham como objectivo, o historial de Maquela como município, vila e o seu povo, ao passo que nesta, teremos como novidade, o diálogo, para obter caminhos para o seu desenvolvimento”, enfatizou.

Benzi Moco Henriques augura, que a actual edição das festas da vila vai contribuir para o progresso não só da vila, como também do município em geral que tem dado já passos significativos em todos os domínios.

Assegurou também várias acções projectadas para o mesmo fim com vista a criar convicções para atracção, não só de investidores como dos jovens a permanecer na localidade.

No quadro da realização das festas, serão abordados sábado, diversos temas como, “a contribuição da sociedade civil e sector privado no desenvolvimento socioeconómico e cultural de Maquela do Zombo”, “apresentação da plataforma AZOMBO”, “importância do posto aduaneiro e futura zona franca de Kimbata, na melhoria da renda familiar e da qualidade de vida das populações”.

“O impacto do projecto mineiro de Mavoio nas comunidades locais e no crescimento económico do município”, “as origens culturais da vila e população de Maquela do Zombo”, são igualmente reflexões agendadas para busca de soluções na actual edição das festas de Maquela do Zombo.

A vila de Maquela do Zombo, sede municipal com mesmo nome, situado 310 quilómetros a norte da cidade do Uíge e delimita-se a norte com a RDC, a nordeste com município de Kimbele, a oeste com o de Cuimba (província do Zaire), a sudeste com o dos Buengas e a sul com o município da Damba.

A mesma vila foi um posto militar inicialmente denominado “Mbongui”, criado em 13 de Janeiro de 1896, na margem direita do rio Luidi através da portaria nº 832, já a 03 de Agosto de 1911, foi elevada à categoria de vila com a denominação de Maquela do Zombo e em 1917 foi convertida Conselho de Distrito do Congo. Mais tarde, com a dissolução do Distrito do Congo e criação do Enclave de Cabinda, Maquela do Zombo passou a sede do Conselho do Zombo.

Diversas actividades culturais, desportivas e recreativas estão a ser realizadas em prol das festas do município, com a participação de distintas individualidades provenientes de vários pontos do país.

Via Angop

Archivos

Ultimos Posts