ESTUDANTES DO UÍGE CLAMAM POR INSTALAÇÃO DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA NO TROÇO CAMPUS UNIVERSITÁRIO/CIDADE. FOTO DE ANGOP
Uíge - Os estudantes do período pós-laboral na Universidade Kimpa Vita, VII região académica, manifestaram hoje, sexta-feira, a sua preocupação pela falta de iluminação pública na estrada que liga o campus universitário ao centro da cidade.
Em declarações à Angop, os estudantes disseram que a falta de iluminação pública na referida via tem constituído perigo na altura do regresso à casa e alguns alunos já foram assaltados por meliantes naquele troço.
O estudante Pacheco Afonso precisou que ao longo da estrada existe três pontos perigosos, nomeadamente, na baixa do rio Balamba, na lagoa adjacente ao Projecto das 50 Casas da Juventude e a baixa do rio Kissassa, respectivamente.
“Esses lugares localizados a um quilómetro da sede do campus universitário são muito perigosos à noite”, reforçou.
Já a estudante Margarida Oliveira, 22 anos, defendeu a necessidade de se reforçar a segurança na área e de colocar-se postes de iluminação pública ao longo da estrada, atendendo que a zona é muito escura e os alunos correm risco de assaltos e agressões físicas.
Por sua vez, o estudante Paulo Bernardo frisou que a situação é preocupante naquela via, onde o próprio já foi vítima de assalto, este ano, tendo-lhe sido roubado um telemóvel e material escolar.
“Desde abertura da faculdade, em 2010, já se registaram duas mortes por agressões ao longo da estrada Campus Universitário/cidade, por isso peço às entidades da província no sentido colocarem iluminação pública naquela na estrada”, acrescentou.
O Campus Universitário da VII região académica está localizado acerca de cinco quilómetros da sede da cidade do Uíge.
A universidade Kimpa Vita é composta por quatro principais unidades orgânicas, nomeadamente, faculdade de direito, faculdade de economia, faculdade de medicina e escola superior politécnica.
A instituição controla mais de seis mil estudantes.
Via Angop