Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Governo reabilita mais de 300 quilómetros de estrada

Publicado por Muana Damba activado 6 Abril 2015, 04:31am

Etiquetas: #Notícias do Uíge

Governo reabilita mais de 300 quilómetros de estrada
Uíge - O governo da província do Uíge está envolvido na reabilitação de 356 quilómetros dos troços Uíge/Songo-Lucunga e Bembe, Alfandega-Cangola, Sanza Pombo-Buengas e Cuilo Futa e Maquela do Zombo, para permitir a melhor circulação de pessoas e bens.

O anúncio foi feito sábado, nesta cidade, pelo governador do Uíge, Paulo Pombolo, durante o seu discurso alusivo ao 04 de Abril, Dia da Paz e da Reconciliação Nacional, adiantando que durante os últimos três anos foram abertas as vias secundárias e terciárias do Béu e Kuilo Futa, no município de Maquela do Zombo, Mpete Nkussu (Damba), Kambamba (Quitexe), Alto Zaza (Kimbele) e Quipedro (Ambuíla).

Lembrou que graças a paz, em menos de cinco anos, iniciaram o programa de habitação social com a edificação da centralidade do Quilumosso, com 1.010 apartamentos já concluídos e com 2.500 da segunda fase em curso, enquanto cerca de 1.500 casas sociais foram erguidas nos municípios.

Fez saber estar na fase final o projecto de reabilitação e ampliação da rede de distribuição de água no casco urbano e em alguns bairros que vai beneficiar mais de nove mil residências.

Paulo Pombolo revelou igualmente ter havido o aumento da capacidade de produção e distribuição de energia eléctrica, com mais ligações domiciliárias e iluminação pública, totalizando 20 mil beneficiários, bem como o programa “Água para Todos” que alcançou 57 por cento, levando este líquido a milhares de cidadãos nas sedes dos municípios, comunas, regedorias e aldeias.

Revelou terem reactivado a produção de café desde 2011 e a sua comercialização, bem como 20.707 toneladas de produtos diversos foram produzidos nos últimos cinco anos, estando a província a liderar a lista de produtores de amendoim e mandioca.

Como disse, o pólo industrial de Negage também ganhou os primeiros empreendedores e continua-se a trabalhar para o seu arranque definitivo, já a prospecção nas minas de cobre em Mavoio prossegue, na esperança de entrar em funcionamento nos próximos períodos.

Via Angop

Archivos

Ultimos Posts