Uíge - O director provincial da juventude e desportos no Uíge, Júnior Kudimuene, solicitou quinta-feira, nesta cidade, a construção de mais recintos desportivos a nível da província, para fomentar a prática das diversas modalidades desportivas e a ocupação dos tempos livres dos jovens.
O responsável, que falava na apresentação do primeiro painel da mesa redonda que decorreu desde quinta-feira no Cine Ginásio, disse que para o desenvolvimento sustentável do desporto é importante a construção de infra-instruturas, como campos, quadras desportivas , pistas de atletismo, assim como a reabilitação das já existentes.
Informou estar em curso a construção de um pavilhão coberto, com capacidade para 1500 lugares, um edifício em edificação no bairro Capata, periferia da cidade do Uíge.
Júnior Kudimuene defendeu igualmente ser necessária a construção de um estádio moderno com 20 mil lugares, a semelhança da Tundavala, na província do Lubango, tendo em conta que o estádio existente possui apenas 1500 lugares.
Avançou que a nível da região, existem 187 campos comunitários e 16 quadras desportivas, tendo acrescentado que o futebol, andebol, futsal, desporto para pessoas portadoras de deficiências, Xadrez e desporto individual são as modalidades praticadas localmente.
Sublinhou, igualmente, existirem oito associações desportivas controladas a nível da província do Uíge.
A mesa redonda sobre o desenvolvimento do desporto na província do Uíge, sob o tema “o desporto como factor de unidade e coesão, rumo ao desenvolvimento”, foi aberta pelo governador Paulo Pombolo.
No encontro, foram debatidos temas como a “Situação das infra-instruturas desportivas”, “Como estão e quais as perspectivas para o seu melhoramento”, “Desenvolvimento das modalidades desportivas”, “Formação de técnicos nos diversos níveis” , “Influência do desporto escolar para o bem da modalidade”, "caso União do Uíge", entre outros.
Via Angop