Uíge - Dois sistemas de fornecimento de água tratada para a população das regedorias de Kindando, município do Negage, e Quilomoço (Uige) foram inaugurados hoje, sexta-feira, em acto presidido pelo ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges
Falando na cerimónia de inauguração, João Borges disse que os empreendimentos ora inaugurados resultaram da implementação do programa "Água para Todos", cuja execução estende-se a nivel de todo território nacional e tem como finalidade o fornecimento de água potável a 80 porcento da população angolana até 2017.
Como realçou, trata-se de um programa que vai facilitar a população no Combate à fome e à pobreza, porquanto vai diminuir o custo e as dificuldades que têm havido na aquisição da água.
Precisou que essas estruturas, erguidas nas povoações de Kindando, no município do Negage, e Quilumosso, no município do Uíge, irão beneficiar mais de 4000 pessoas, comportando reservatórios com capacidades de 305 e 244 metros cúbicos, respectivamente. Foram empregues as mais recentes tecnologias no ramo de tratamento e distribuição de água potável. Contam com áreas dos chafarizes e lavandarias.
Segundo o regedor do Kindando, Henriques Zangui Zinga, os habitantes da sede da regedoria buscavam água para o consumo a dois quilómetros, expressando a sua gratidão pelo sistema alí colocado.
Esta é a segunda vez que o ministro da Energia e Águas efectua este ano uma missão de serviço ao Uíge.
Já no encontro com o Governador do Uíge, o ministro João Baptista Borges esclareceu que a criação da empresa de águas na província resulta de um acordo que foi estabelecido com o Banco Mundial e o programa pretende reabilitar os sistemas de captação e distribuiçao de água a população nas zonas urbanas, periurbanas e rurais.
Pediu que esses sistemas tenham gestão adequada para poderem estar a altura da demanda dos consumidores.
Via Angop