Uíge - Trezentos enfermeiros são necessários para atender mais de 54 mil habitantes distribuídos em 65 povoações do município do Puri, província do Uíge, informou hoje, à Angop, o director local de Saúde, Eduardo Bondo
De acordo com o responsável, as instituições hospitalares cresceram para 14 depois da construção de mais sete unidades sanitarias, locais que funcionam somente com 60 trabalhadores efectivos e seis médicos expatriados.
Eduardo Bondo assegurou que no próximo ano, o sector contará com mais duas unidades sanitárias em construção nas aldeias 11 de Novembro e Quicabato.
Fez saber que o sector de saúde no Púri dispõe funcionais os programas de saúde pública, luta antivectorial, vigilância epidemiológica, medicina geral, radiologia, pediatria, estomatologia e outros.
Segundo o responsavel com o trabalho de luta antivectorial é possivel aproximar os serviços de saúde da população, permitindo a realização de pesquisas e tratamento de endemias, podendo as equipas médicas especializadas levar a medicina preventiva e curativa para as localidades.
Apesar de registar-se com frequência os casos de malária, doenças respiratórias e diarréicas agudas, realçou, o município não tem registado mortes por paludismo. O sector cumpriu com êxito a campanha contra o sarampo, poliomielite e cegueira.
Via Angop