Uíge - Uma acção formativa sobre novas tecnologias, no âmbito da Academia de Liderança e dirigida ao III grupo de governadores constituído pelos responsáveis províncias do Bengo, Cabinda, Cunene, Huambo, Moxico, Lunda Norte, Lunda Sul, Uíge e Zaire, teve início hoje (quarta-feira), no palácio do governador local.
A acção formativa, com duração de 48 horas, tem por objectivo munir os governadores provinciais de conhecimentos sobre o impacto do uso de novas tecnologias na administração.
Durante a formação serão ainda ministradas aulas relacionadas com as vantagens que a gestão digital pode oferecer à administração urbana no geral, mormente a construção de infra-estrutura pesada de maneira mais inteligente.
“A gestão das cidades, infra-estrutura pesada (hardware) vs sistemas inteligentes”, “vantagens da aplicação de sistemas inteligentes para o planeamento urbano” e “a gestão digital ao serviço da administração urbana” são, entre outros, conteúdos temáticos a serem abordados durante a formação.
Ao abrir a sessão, o governador anfitrião, Paulo Pombolo, saudou, em nome da população dos 16 municípios que compõem a província, os integrantes do terceiro grupo de governadores provinciais, desejando sucesso e boa estada na cidade do bago vermelho.
Já o chefe de turma do grupo III, João Ernesto dos Santos “Liberdade”, agradeceu o acolhimento caloroso do governador Paulo Pombolo, dos membros do governo, assim como da população do Uíge.
Após a sua chegada (terça-feira), os governadores provinciais deslocaram-se ao município de Negage, onde visitaram a fábrica de água Cesse e as infra-estruturas básicas da reserva fundiária do Quissanga.
Encontram-se na cidade do Uíge, para a segunda fase da Academia de Liderança coordenada pelo IFAL, os governadores das províncias do Bengo, Cabinda, Cunene, Huambo, Moxico, Lundas Norte, Lunda Sul, Uíge e Zaire, respectivamente, João Bernardo de Miranda, Aldina da Lomba, António Didalelwa, Kundi Paihama, João Ernesto dos Santos “liberdade”, Ernesto Muangala, Cândida Narciso, Paulo Pombolo e José Joanes André.
Via Angop