Uíge- O governador do Uíge, Paulo Pombolo, recomendou hoje, segunda feira, aos responsáveis de educação e ensino para a criação de um banco de dados de todos os professores, incluindo as suas categorias e salários correspondente para um melhor controlo.
O governante fez este pedido durante um encontro que manteve com os professores do município do Uíge, para esclarecer os mecanismos para a promoção e mudança de escalão na carreira docente.
“Alguns professores pensam que logo que se licenciam devem receber o salário correspondente a categoria superior, sem saber dos requisitos exigidos pelo governo que abarcam a avaliação do desempenho do professor, tempo de serviço e outros”, esclareceu o governante.
Paulo Pombolo fez saber que segundo os decretos do governo, a esse respeito, podem mudar de categoria docente os bacharéis e licenciados depois de cinco anos de serviço e os mestrados de três em três anos de serviço.
O governador orientou os directores das 122 escolas do município do Uíge a reverem a situação, baseando-se da escala salarial e evitar que determinados professores já licenciados continuem a auferir salários como técnicos básicos.
O director provincial do Uíge de Educação, Manuel Zangala, disse que num prazo de 45 dias se vai realizar um trabalho de fundo com os professores sobre a mudança de categorias.
“O concurso público deste ano vai absorver mais de 480 novos professores para juntarem-se aos 14 mil 136 existentes.
Via Angop