Por Miguel Kiame
Uma coisa não tem a ver com a outra. Explico-me: a construção de um novo aeroporto (*) não deve ter como consequência directa a destruição da Torre de MABUBU. A Torre de MABUBU é um símbolo histórico cultural da Damba e não pode ser destruído.
É patrimônio de todos NÓS..
Por outro lado, nada impede que a construção do bairro residencial ou qualquer outro projecto de desenvolvimento comunitário no actual espaço territorial da pista do aeroporto conviva com a histórica torre de MABUBU. O novo pode coabitar pacificamente com o velho e essa relação arquitectónica, no caso, tornará o ambiente mais harmonioso, mais apelativo e jogará um papel educativo para as jovens gerações.
Não entendo esse arbítrio: por um lado, estamos vivamente engajados para o estudo da história da Damba mas por outro estamos a criar as condições para a mutilação dos seus marcos históricos.
O que estamos a procura afinal de contas?
Por favor, não destruam a torre de MABUBU!
(*) Em reacção de um posting publicado no Grupo ANADAMBA/FACEBOOK, cujo o conteúdo, transcrevemos aqui:
" Estamos em possessão de informações, que está em estudo a construção de uma nova pista de aviação que será construída atrás da floresta KAKU, perto das quedas do Ngungi. A famosa torre de Mabubu será destruída, para priorizar projectos habitacionais, no quadro do desenvolvimento urbanistico da nossa vila da Damba."